Ultima atualização 15 de janeiro

Chuvas e enchentes: saiba o que fazer caso esteja dirigindo

É fundamental motorista contar com um seguro auto caso seja pego de surpresa por uma tempestade, protegendo ao mesmo tempo o veículo e o seu bolso

EXCLUSIVO  Durante o verão, além de enfrentar as altas temperaturas, a população também sofre com um problema muito recorrente, principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos: a estação é marcada por temporais que aumentam a probabilidade de alagamentos e enchentes.

Para a segurança no trânsito, a recomendação passada pelas autoridades é evitar sair nas ruas durante a chuva. Mas caso precise tirar o carro da garagem, ou for pego de surpresa pelas tempestades, é fundamental saber como agir.

Segundo Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, “nessa época, os sinistros com enchentes são bem recorrentes em áreas que ocorrem alagamento. Por isso, é importante que o condutor atente-se a locais que comumente são alagados e evite trechos que são propensos ao acumulo da água da chuva”.

O executivo dá sete dicas para que o carro não seja danificado caso o motorista se encontre em uma situação de perigo durante uma tempestade:

Leia mais: Seguros automotivos podem cobrir prejuízos causados por enchentes

1. Nunca ligue o pisca-alerta quando estiver em movimento. Essa atitude pode passar a impressão de que o seu veículo está parado, causando confusão no trânsito e até mesmo colisões.

2. Se possível, deixe as janelas do carro um pouco abertas para facilitar a circulação do ar. Para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade, ligue o ventilador interno ou o ar-condicionado.

3. Em casos de enchentes, reduza a velocidade e mantenha uma rotação constante do motor para melhorar a dirigibilidade do veículo e evitar que a água atinja o motor. O ideal é ter uma velocidade contínua de 15 km/h.

4. Se o motor morrer, não dê a partida. Mantenha-o desligado e acione um profissional qualificado que possa analisar as condições do veículo a fim de ligá-lo sem danos.

5. O ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro.

6. Se a enchente atingir toda a roda do automóvel, abandone-o imediatamente e tente andar pelos cantos das ruas para evitar a correnteza. Lembre-se: em situações extremas, garantir a sua integridade física é mais importante do que poupar um bem material.

7. Após o enfretamento de uma enchente, procure fazer um check-up do seu veículo o mais rápido possível. Além corrigir possíveis danos no carro, a medida ajuda a certificar a segurança do condutor.

Nessas horas, contar com uma proteção é importante caso algum sinistro aconteça, pois ao contratar uma apólice o seguro auto cobre a higienização do carro em caso de alagamento e também repara o calço hidráulico do motor, amassamentos por granizo e queda de árvores sobre o veículo.

Mas é preciso ficar alerta. De acordo com Andreia Paterniani, diretora de Sinistros da Sompo Seguros, caso seja constatado o agravamento do risco (quando o motorista resolve passar com o carro por uma área que já está alagada, por exemplo), a companhia pode não cobrir o dano ocorrido e condutor terá de arcar com todos os gastos. “Por isso, é fundamental entrar em contato com a sua seguradora na mesma hora que ocorra alguma emergência”, aconselha.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock