Ultima atualização 28 de janeiro

Caso Backer: responsabilidade civil pode ser amparada por seguro

O seguro de RC pode proteger empresa de prejuízos financeiros causados pelo recolhimento de produto das prateleiras do mercado e a consequente diminuição das vendas

EXCLUSIVO – No início de janeiro, uma cervejaria artesanal viu alguns clientes falecerem e outros se intoxicarem após a ingestão de seus produtos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram notificados 26 casos suspeitos de intoxicação exógena por dietilenoglicol. Quatro casos evoluíram para morte e um deles foi confirmado por exame. Em todos os casos, as vítimas teriam ingerido cervejas fabricadas pela Backer.

A substância tóxica dietilenoglicol  foi encontrada em garrafas da empresa e no tanque da sua fábrica. As investigações indicam que as amostras encontradas na cervejaria, e na companhia química que vendia o monoetilenoglicol, ainda estão sendo analisadas pelos peritos do Instituto de Criminalística, não havendo previsão para a conclusão dos laudos.

A mídia discute se cabe ser considerado ou não ato doloso da cervejaria, seja por sabotagem ou má utilização do produto pela empresa. Contudo, tão fundamental quanto ela é a responsabilidade civil, na qual há caracterização mais fácil do que a responsabilidade criminal.

Analisando a situação, é necessário pensar o quão prejudicial um incidente como esse pode ser para uma organização. O recolhimento dos produtos das prateleiras do mercado e a consequente diminuição das vendas, culminados com o impacto na reputação da marca e o novo perfil de consumidor, podem ser fatais para os negócios, podendo levar a empresa a decretar falência e fechar as portas.

Leia mais: Apenas 19% dos médicos brasileiros têm seguro de responsabilidade civil

Marcelo Santana

Em casos como este, o seguro de Responsabilidade Civil pode ajudar. O produto tem o objetivo de garantir a indenização ao segurado por danos, não intencionais, corporais e/ou materiais causados a terceiros. “Contratando o seguro de Responsabilidade Civil, além de o segurado contar com mais segurança, terá garantido o seu patrimônio, pois estará protegido contra reclamações ou ações judiciais que possa sofrer”, afirma Marcelo Santana, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro.

A importância de se contratar um seguro não se deve ao tamanho da sua empresa ou a possibilidade de causar danos a terceiros em função do consumo de um determinado produto. Segundo Camila Santos, head of Liability na Zurich, “além de coberturas de danos a terceiros, o seguro poderá também amparar custos de defesa para os eventos que não podem ser resolvidos por meio de acordo e vão para a justiça, por exemplo”.

De acordo com a legislação brasileira, é obrigação do causador do acidente indenizar o dano sofrido por terceiro. Entretanto, o Código de Defesa do Consumidor afirma que essa responsabilidade é objetiva, ou seja, não é necessário que o fornecedor do produto ou fabricante seja efetivamente culpado.

Anderson Carlos Soares

Seja na produção de alimentos ou líquidos envasados, como água e óleos, e até bebidas não alcoólicas industrializadas e alcoólicas, o risco de contaminação durante a confecção do produto pode gerar perdas reputacionais, sem falar nos altos gastos com recolhimento, transporte, armazenagem, destruição e substituição dos produtos afetados. “As apólices são adaptadas para cada tipo de negócio e aos riscos aos quais o segurado está sujeito, garantindo a ele a possibilidade de cumprir com suas obrigações em caso de imprevistos” ressalta Anderson Carlos Soares, gerente de Responsabilidade Civil da Tokio Marine.

Na AIG, uma das coberturas oferecidas é a Produtos Contaminados, que protege o segurado caso haja contaminação nas diferentes partes do processo produtivo, da matéria-prima à distribuição, além da logística reversa e custos para apoio na gestão reputacional da empresa.

São três as ocasiões em que o cliente pode acionar o seguro: quando há contaminação acidental, adulteração maliciosa ou recolhimento a partir de uma exigência do governo. Esta medida envolve a emissão, pelas autoridades competentes, de uma ordem oficial para recolher o produto que esteja fora dos padrões exigidos de segurança alimentar no qual haja potencial dano à saúde.

“É fato que produtos comestíveis e bebidas estão expostos a riscos de contaminação, seja ela acidental ou maliciosa. Tais incidentes são mais comuns do que se imagina e, graças ao avanço tecnológico, a identificação e detecção deste tipo de evento tem se tornado mais simples”, afirma Nathália Gallinari, gerente de Responsabilidade Civil e Ambiental da AIG.

Mas Jonson Marques, diretor Técnico de Empresas da Mapfre, alerta sobre a importância do empresário estar atento na hora de adquirir uma apólice. “Na contratação, é preciso levar em consideração os riscos que a atividade da companhia pode oferecer, o local onde está instalada, o serviço prestado e os produtos que fabrique, distribua ou venda. Desta forma, um seguro de RC adequado às atividades desenvolvidas pela empresa fornecerá uma proteção apropriada”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock