Ultima atualização 20 de dezembro

Mercado comemora alta em 2019 e espera novo crescimento

Em evento realizado pela CNseg, mercado comemorou o índice de arrecadação de 12,6% do setor nesse ano e falou sobre as perspectivas para 2020

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, comemorou hoje a taxa de crescimento da arrecadação de 12,6% no setor entre janeiro e outubro de 2019, muito superior à inflação do período e a maior dos últimos seis anos. O dado mostra que os desafios de 2018 foram superados e abre espaço para uma previsão otimista para 2020. O discurso ocorreu no Rio de Janeiro durante o encontro anual que reúne as principais lideranças do mercado de seguros e os dirigentes da FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap. Também estiveram presentes Solange Paiva Vieira, superintendente da Susep, e Leandro Fonseca, diretor-presidente da ANS.

“Alguns acontecimentos importantes impulsionaram o mercado em 2019, como a votação da Reforma da Previdência e os novos marcos regulatórios, que vão desde a Lei da Liberdade Econômica até a prioridade dada, no Congresso Nacional, aos temas reformistas e a desregulamentação da economia. São mudanças que vão elevar o grau de competição entre agentes econômicos, gerando maior eficiência na vida nacional” afirmou Coriolano.

Ele lembrou ainda que o setor se destacou pela resiliência, com aumento de eficiência operacional, ganhos de produtividade e solvência, o que ajudou a ampliar a base de seguros.

Durante a solenidade, Solange lançou para as seguradoras o desafio de oferecerem produtos cada vez mais simples e específicos, com aumento da competição. O objetivo é estimular o crescimento do mercado com redução de preços nos serviços. “Estamos trabalhando com regulamentações para facilitar que o mercado de seguros opere de forma mais simples na palma da mão e que grande parte das operações possam ser feitas pelo celular. O setor ainda tem muito a se desenvolver” disse.

Leia mais: CNseg: mercado cresce e se prepara para economia mais favorável

Já Fonseca mostrou o amplo crescimento da adesão da população aos planos de saúde, que hoje já asseguram 47 milhões de pessoas no país. “Temos ainda muito o que fazer para renovar o mercado e acredito que o crescimento econômico do país previsto para 2020 vai acelerar a ampliação do número de segurados”, previu.

O presidente da FenSeg, Antonio Trindade, mostrou também otimismo com o atual cenário de juros e inflação baixos e espera um crescimento da arrecadação do setor de seguros gerais em 2020, visto que, em 2019, seu maior motor, que é o seguro auto, foi muito impactado pela redução das vendas de veículos e, principalmente, pela “concorrência desleal das empresas de proteção veicular”.

Para o presidente da FenaPrevi, Jorge Nasser, esse ano foi desafiador, com várias adversidades, mas é preciso celebrar o crescimento gerado no período. Para ele, o cenário econômico do próximo ano exigirá foco no cliente, transparência e inovação. Os planos de previdência somam R$ 1 trilhão em suas reservas, o que aumenta a responsabilidade das empresas do setor. “Não somos gestores de fundos de investimentos. Somos gestores de planos que garantem a proteção das famílias e o planejamento da qualidade da qualidade de suas vidas”, avaliou.

O presidente da FenaSaúde, João Alceu Amoroso Lima, mostrou que o grande propósito da entidade é suscitar um amplo debate sobre a regulamentação da cobertura, de forma a permitir a inclusão de um número cada vez mais expressivo da população nos planos de saúde.

Por sua vez, Marcelo Farinha, da FenaCap, mostrou que o mercado mudou completamente e comemorou o retorno do crescimento no patamar de dois dígitos. Ele também salientou a importância do novo marco regulatório do segmento de capitalização.

Prêmio à inovação

Durante a solenidade, foram anunciados os vencedores do 9º Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela CNseg, que reconhece as soluções inovadoras para potencializar o mercado de seguros. Braga ficou conhecido por prestigiar a criatividade dos prestadores de serviço do setor segurador.

Nesta edição, 129 projetos foram inscritos nas categorias Produtos e Serviços; Comunicação; e Processos e Tecnologia. Após avaliação, quinze cases foram pré-selecionados e, por fim, os nove vencedores foram revelados na premiação anual. Todos os participantes estão inseridos no mercado de seguros e buscam soluções práticas que podem ser implantadas no dia a dia das empresas e prestadoras de serviço.

“São projetos recentes e já implementados pelas empresas que geraram resultados significativos para os segurados”, afirmou Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora de relações de consumo e comunicação da Confederação. Confira os premiados.

Categoria: Produtos e Serviços

Em primeiro lugar, o projeto escolhido foi o Idoso Bem Cuidado: Integração da cadeia de saúde como estratégia do cuidado, da SulAmérica, e de autoria da Katia Weber com coautores. Trata-se de um programa de promoção à saúde e prevenção de doenças para pessoas a partir de 65 anos, que envolve uma visão geral do paciente e propõe um modelo de atenção integral e personalizada.

Já o segundo e terceiro lugar também foram para a SulAmérica, destinados aos projetos “Médico na Tela – Teletriagem médica por vídeo” e “Auto Vc: Acelerar demais? Só na inovação”, criados, respectivamente, por Viviane Mathias e Patrícia Ornellas, com apoio de coautores. O Médico na Tela é um serviço de teletriagem que possibilita interação entre beneficiários e médicos por meio de videochamada para tirar dúvidas rápidas em casos de baixa complexidade. Já o outro case usa aplicativos para monitorar a direção e o comportamento dos motoristas, que, se apresentarem boas práticas, podem receber brindes e descontos no seguro auto da companhia.

Categoria: Comunicação

A medalha de ouro desta categoria foi para o case da Amil. Desenvolvido por Eduardo Gil e coautores, o JurisHealth é uma multiplataforma com conteúdo educativo e informativo para esclarecer os principais temas que geram judicialização no âmbito de saúde suplementar (planos de saúde).

A prata foi para o projeto Dress CODE – Seu jeito, Sua Agenda, da SulAmérica, de autoria da Julia Nejaime e coautores. O case consiste no conjunto de ações realizadas para o lançamento do novo dress code da seguradora com a intenção de garantir o alinhamento das equipes, aumentar o engajamento e impactar na retenção e atração de talentos a partir de uma mudança cultural na empresa.

Por fim, a medalha de bronze foi para a Liberty Seguros. Sob criação de Luiza Maia, o projeto Mulheres Seguras busca inspirar e capacitar mulheres para que tenham mais representatividade, presença no mercado e em cargos de liderança, e que conquistem cada vez mais salários melhores e justos.

Categoria: Processos e Tecnologia

O pódio máximo desta categoria foi para o case Solicitação de Medicamentos, desenvolvido por Paolo Marini e coautores da SulAmérica. O projeto busca melhorar a experiência do beneficiário que realiza tratamento com medicamentos especiais, além de trazer acolhimento, transparência, segurança e qualidade nos processos.

O segundo lugar ficou com a Seguradora Líder com o projeto Novo Modelo de Prevenção e Combate a Fraudes de autoria da Mariza Trancho e coautores. A meta é garantir à seguradora meios mais eficientes para o gerenciamento dos riscos de fraude em processos de indenização de sinistros do seguro DPVAT e, assim, potencializar a sustentabilidade do produto, principalmente com foco no beneficiário.

Já o projeto Venda Digital, criado por Bruno Ferreira e coautores, consagrou-se em terceiro lugar representando a Mongeral Aegon. A inovação desenvolvida foi a digitalização do processo de venda atual, que utiliza formulários, guias e folders em papel em uma solução digital, que melhora os processos internos e oferece dinamismo.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock