Ultima atualização 13 de dezembro

Lucro líquido do Grupo Sura cresceu 35% no terceiro trimestre de 2019

As receitas operacionais da companhia aumentaram 14.8%, até COP 16.2 trilhões (USD 4,999.7 milhões), com um crescimento maior para os gastos consolidados (13%)

O Grupo Sura reportou os seus resultados financeiros no terceiro trimestre do ano, nos quais destaca o crescimento de 35% no seu lucro líquido acumulado, para chegar à COP 1.5 trilhões (USD 460.8 milhões*), um avanço recorde nos resultados consolidados em setembro e que ultrapassa o lucro alcançado no ano anterior inteiro (COP 1.3 trilhões). Só no terceiro trimestre, o lucro líquido foi de COP 542,116 milhões (USD 167.3 milhões), com um incremento de 31.1% frente ao mesmo período de 2018.

“Os resultados no terceiro trimestre mostram que foi um bom ano para a empresa e seus negócios, impulsionados pela diversificação de receitas apesar dos desafios econômicos e sociais enfrentados pela região. Por isso renovamos o nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos latino-americanos e o bem-estar presente e futuro de cada uma das companhias do Grupo”, comentou David Bojanini, presidente da companhia.

As receitas operacionais aumentaram 14.8% em setembro, atingindo COP 16.2 trilhões (USD 4,999.7 milhões), com um crescimento de dois dígitos nas principais operações, enquanto os gastos consolidados aumentam em um ritmo menor, de 13% e foram de COP 13.8 trilhões (USD 4,251.2 milhões). Deste modo, o lucro operacional avançou 26.3%, a COP 2.4 trilhões (USD 748.5 milhões), em linha com o objetivo de trabalhar de forma eficiente e com gastos controlados.

“Estes resultados mostram os benefícios da diversificação de receitas, o foco em um crescimento orgânico rentável e os efeitos positivos do processo de otimização do capital investido. Além disso, as operações da Sura Asset Management e da seguradora tiveram uma boa dinâmica operacional, que compensa impactos pontuais, como a conjuntura econômica da Argentina e a situação do setor da saúde na Colômbia”, acrescentou Ricardo Jaramillo, vice-presidente Financeiro da organização.

Leia mais: Seguros Sura anuncia novo produto durante almoço do CCS-SP

Nesse sentido, a Sura Asset Management contribuiu para os resultados da instituição, com um lucro líquido de COP 681,776 milhões (USD 210.5 milhões) e aumento de 42.5% frente ao obtido entre janeiro e setembro de 2018. Isto é explicado pelo aumento dos rendimentos dos portfólios, um incremento de 8.9% nas receitas por comissões no Negócio Mandatório (pensões obrigatórias), apesar da redução recente destas comissões em alguns países, ao mesmo tempo em que as receitas do Negócio Voluntário aumentam 14.3%, o que compreende as unidades de economia e investimento e Investment Management.

Por sua vez, a empresa apresentou um aumento nas receitas por prêmios emitidos de 15.1% e aumento de 23.7% nas receitas por prestação de serviços em saúde. Por segmentos, registra-se um crescimento acumulado de prêmios em Vida (24%) e Gerais (9.7%).

Não obstante, o lucro líquido das operações de seguros diminuiu 24% até setembro, a COP 300,009 milhões (USD 92.6 milhões), explicado por três efeitos. O imposto de IVA sobre as comissões de seguros de vida na Colômbia; maior sinistralidade e custos pela migração de usuários à EPS Sura, também neste país; e os resultados da operação na Argentina, afetados pela conjuntura de alta inflação, desvalorização e menores receitas por investimentos. Excluindo os resultados da operação na Argentina, o lucro líquido da empresa na região aumentaria 10.1% até setembro.

Finalmente, o Grupo fechou o terceiro trimestre do ano com um patrimônio consolidado de COP 28.8 trilhões (USD 8,292.7 milhões**), um incremento de 7.2% frente ao registrado em dezembro passado, como efeito do aumento do lucro líquido consolidado.

*Números da Demonstração da Situação Financeira, a taxa de câmbio média acumulada em 30 de setembro: COP 3,239.57.

**A a taxa de câmbio no fechamento do terceiro trimestre: COP 3,477.45.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock