Ultima atualização 17 de dezembro

LTSeg passa a oferecer seguro paramétrico para lavouras

O produto cobre a perda de eficiência e produtividade das plantações pautado por um índice climático, havendo diferença entre ele e o seguro rural tradicional

A LTSeg se especializou na comercialização de um produto voltado ao produtor rural. O seguro Paramétrico para Lavouras, ainda pouco conhecido no Brasil, cobre a perda de eficiência e produtividade das plantações pautado por um índice climático. A proteção difere em vários aspectos do tradicional seguro rural, mais comum entre os produtores brasileiros, podendo atuar como mais uma ferramenta de gestão de riscos da agricultura e está crescendo em outros mercados da América Latina, como o chileno.

A principal diferença entre o seguro rural convencional e o Paramétrico para Lavouras é que, como o último é pautado por um indicador climático, o próprio cliente estabelece a correlação entre sua volatilidade com os indicadores que podem impactar sua produção, como pluviosidade, índice de radiação, entre outros. Se estes parâmetros forem atingidos, a indenização é paga. O seguro rural, por sua vez, é um seguro de dano, ou seja, a colheita precisa sofrer um dano, como uma geada ou seca, para que a indenização seja paga.

A precificação também é feita de uma forma personalizada, já que o seguro é completamente sob medida, a taxa é calculada de acordo com o limite de indenização estipulado pelo próprio cliente, enquanto no modelo tradicional, o cálculo tem como base o valor de toda a colheita. “O primeiro passo é o produtor identificar a volatilidade entre os fatores climáticos que impactam sua produção e sua exposição a perda, frente a este indicador. Também é necessário que as condições identificadas sejam parametrizadas, ou seja, que existam formas de medição certificadas e dados históricos que possibilitem a precificação pela seguradora”, explica Caio Timbó, diretor financeiro da companhia..

A vantagem de ser feito sob medida é que o seguro pode ser vinculado ao índice climático que o produtor desejar, pelo valor que ele estimar e pelo período que escolher, como, por exemplo, somente nas semanas de colheita, apenas durante o plantio ou no período mais crítico de maturação de cada produção. “O produto chega para complementar o seguro rural e balancear os riscos dos produtores rurais”, ressalta Timbó.

Leia mais: LT Seg traz diferencial para seguros de energia renovável

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock