Ultima atualização 12 de novembro

Susep desregulamenta corretores de seguros

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), por meio de Medida Provisória expedida pela Presidência da República, deixa de regular a categoria de corretores de seguros

ATUALIZADO ÀS 8h27 DO DIA 12/11

Como já havia sido anunciado pela superintendente da Susep, Solange Vieira, no Congresso dos Corretores de Seguros em outubro, foi editada a Medida Provisória pela qual a autarquia deixa de regular a categoria dos corretores de seguros. O objetivo da medida é gerar mais eficiência para a gestão pública e concentrar esforços em atividades que demandem regulação específica.

A iniciativa vem com o entendimento que a categoria está madura para atuar em um ambiente mais flexível, sem a presença do regulador, assim como acontece em diversos outros setores da economia. A autorregulação trará mais eficiência e mais liberdade ao setor de seguros.

LEIA MAIS: Corretores serão categoria autorregulada

Os corretores de seguros não estão mais sujeitos à habilitação e ao recadastramento, antes realizados pela Susep, o que representa menos custos para as duas partes.

Nos últimos anos, com a limitação nos gastos públicos e cortes orçamentários frequentes, a Susep tem buscado aumentar a sua eficiência regulatória. A autorregulação dos corretores aparece como uma opção viável dentro deste processo.

Hoje, os corretores representam cerca de cem mil registros, entre pessoas físicas e jurídicas. Entende-se que o desenvolvimento do setor será mais promissor se for permitido que a própria categoria se organize em torno da atividade de autorregulação, estabelecendo procedimentos próprios.

A autorregulação é um pleito antigo da categoria de corretores e a medida trará benefícios aos próprios profissionais e ao mercado de forma geral, beneficiando, em última instância, os consumidores de seguros.

Na tarde desta terça-feira as lideranças dos corretores de seguros devem se reunir no Rio de Janeiro para discutir o que será feito pela categoria.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock