Ultima atualização 07 de novembro

Óleo no Nordeste: avaliar os danos pode demorar um tempo considerável

Kátia Papaioannou, superintendente de RC e Ambiental da Marsh e Paulo Niemeyer, diretor de Oil & Gas e Marine da Aon Brasil, explicam que a contratação de uma apólice é essencial para minimizar os danos

Exclusivo- “Enquanto o mar inaugura, um verde novinho em folha”. O trecho retirado da música “Tarde em Itapuã”, cantada por Toquinho e Vinicius de Moraes, retrata as belezas da praia de Salvador. O encanto do mar soteropolitano têm a coloração mais escura desde o dia 3 de outubro, quando o óleo de textura viscosa invadiu o litoral baiano.

Além da Bahia, segundo o Ibama, a mancha já atingiu 342 locais dos 9 estados nordestinos e, ao todo, 114 municípios foram afetados. Os primeiros focos da substância foram localizados nas cidades de Ipojuca e Olinda, ambas em Pernambuco, no dia 30 de agosto.

Fonte: Ibama

As manchas de óleo não afetam somente as paisagens locais. O turismo teme ser prejudicado e que o desastre ambiental desencadeei a evasão de futuros clientes. Destinos tradicionais, como a Praia do Futuro (CE), Boa Viagem (PE), Costa do Sauipe (BA) e Maragogi (AL) estão catalogadas na lista dos locais atingidos pelo material. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), o Nordeste arrecadou, até julho deste ano, R$ 20, 478 bilhões, um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O turismo representa 8% do PIB da região.

Pescadores e marisqueiros tiveram as atividades suspensas ou prejudicadas após o risco de contaminação através do consumo de alimentos oriundos das áreas poluídas. Para a compensação, o governo antecipou o mês de pagamento do seguro-defeso aos trabalhadores das áreas atingidas. O benefício equivale a um salário mínimo e é concedido na época da piracema, reprodução dos peixes, período em que a pesca é proibida.

“A apólice de riscos ambientais poderá ser acionada, quando descoberta a origem do derramamento, para suprir os pescadores quanto a perda de receita proveniente da pesca naquela região”, avalia Kátia Papaioannou, superintendente de RC e Ambiental da Marsh Brasil

Foto: Gilmar Mendes

Além da economia, o ecossistema local sente os efeitos do desastre ambiental. A Marinha detectou pequenos fragmentos do petróleo no arquipélago de Abrolhos, local considerado berçário de baleias-jubarte, refúgio para tartarugas marinhas em risco de extinção e considerada a região com maior diversidade náutica do Atlântico Sul.

Nos mangues, caracterizados por serem o ecossistema entre a terra e o mar, a substância invadiu os lares de caranguejos, camarões e moluscos. Os manguezais têm a função de impedir o processo de erosão da terra e filtrar sedimentos presentes nos rios. A presença do óleo causa a asfixia das plantas, uma vez que o líquido não deixa a vegetação transpirar e impede o processo de fotossíntese.

Apesar de diferentes hipóteses da origem do vazamento do óleo, Katia explica que a apólice de RC Ambiental pode ser ativada por alguma empresa que tenha sido prejudicada pelo processo. “O principal objetivo do benefício de riscos ambientais é mitigar os danos ambientais causados a terceiros e ao meio ambiente em função das operações / atividades desenvolvidas pelo contratante, entretanto é possível que a apólice contratada se estenda a cobrir também as condições de poluição originadas em outras áreas e que venha a poluir a propriedade do contratante (onsite)”, relata.

Paulo Niemeyer, diretor de Oil & Gas e Marine da Aon Brasil, analisa que a contratação de uma apólice é essencial para minimizar os danos. “Como o óleo é viscoso, ele só pode ser facilmente observado quando chega à costa, uma vez que em profundidades maiores ele afunda. Por conta disso, avaliar os danos pode demorar um tempo considerável. A contratação de seguros é fundamental, ao possibilitar transferir alguns dos riscos e minimizar perdas e a criação de um padrão de limpeza do litoral”, alerta.

A Polícia Federal iniciou operações que buscam esclarecer a origem do derramamento. Batizada de Operação Mácula, que significa impureza, as apurações tiveram início em setembro e contam com a ajuda da Marinha, Agência Federal da Bahia, Agência Nacional de Petróleo e universidades públicas.

As investigações apontaram que o navio de bandeira grega, o Boubolina, é o principal suspeito. A embarcação partiu da Venezuela no dia 15 de julho e seguiu com destino ao oriente, em Cingapura. A PF acredita que o derramamento tenha ocorrido durante o trajeto.

Leia mais sobre: Seguro Ambiental não é uma licença para poluir

A executiva da Marsh argumenta que mesmo que a apólice tenha sido feita no exterior, isso não exime a responsabilidade do contratante arcar com os custos. “Neste contexto cada país seguirá as normas e regulamentações aplicáveis pelos órgãos reguladores, no caso do Brasil o órgão regulador do setor é a Susep. Responderá por esta condição de poluição o contratante que for legalmente responsável pelos danos ambientais e ecológicos, seja no Brasil, na Venezuela ou em ambos os países, já que a cadeia de responsabilização em questões ambientais é bem extensa”, finaliza.

Gabriel Rocha
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO