Ultima atualização 29 de novembro

FenSeg debate seguros de barragens e projetos de lei durante evento

Marcio Guerrero participou do workshop “Aspectos da Implantação do Sistema de Notificação em Massa nas Empresas Hidroelétricas e de Água e Saneamento”, que aconteceu no Rio de Janeiro

A FenSeg participou na última quarta-feira, dia 27 de novembro, do workshop “Aspectos da Implantação do Sistema de Notificação em Massa nas Empresas Hidroelétricas e de Água e Saneamento”. O evento foi realizado pela Tecal Engenharia e aconteceu no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes o diretor executivo da Federação, Danilo Silveira; o superintendente, Joel Gomes; e o presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da entidade, Marcio Guerrero.

A Federação foi convidada para tratar do tema “Seguros de barragens e projetos de lei”. Nessa apresentação, Guerrero mencionou a existência de 25 projetos de lei sobre o assunto. “É importante registrar que já temos a Constituição e um Código Civil adequado, eles deixam claro que quem causa um dano precisa fazer a reparação. É preocupante ainda que um dos projetos de lei exija que a reparação do dano em caso de rompimentos de barragem seja feita em 30 dias. Operacionalmente, esse período é inviável”, declarou.

Leia mais: FenSeg lança manual sobre seguro de Riscos de Engenharia

Ele afirmou ainda que o monitoramento de risco deve estar presente em todas as etapas da barragem, desde a pré-instalação e operação. Desta forma, está garantida mais segurança para todos os agentes envolvidos e, principalmente, para a comunidade local. “A legislação é importante e se faz presente. Contudo, é preciso refletir em conjunto com a sociedade como se faz a reparação dos danos, sejam eles diretos ou indiretos. Para reparar, é preciso conhecer. Com esse propósito, as seguradoras têm seu trabalho de gerenciamento de riscos. Temos hoje seguros múltiplos que podem amparar todos os envolvidos”, ressaltou.

Participaram ainda do evento o Secretário Nacional de Defesa do Civil e coronel Alexandre Lucas Alves; o diretor da Tecal, Marcelo Matta; o coordenador substituto de Fiscalização de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas – ANA, Marcus Vinicius de Oliveira; e o secretário executivo da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), André Luiz Mustafá.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO