Ultima atualização 19 de novembro

Black Friday: ainda dá tempo de proteger o seu negócio?

Mesmo que a LGPD não obrigue que empresários contratem um seguro para riscos cibernéticos, contar com a proteção pode significar uma garantia de continuidade do negócio

EXCLUSIVO – No Brasil já virou tradição: quando chega o mês de novembro, também chega a Black Friday. De acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen, em 2019, a data deve ter faturamento 18% maior do que no ano passado, alcançando R$ 3,07 bilhões. Em 2018, a Black Friday foi a principal campanha de vendas para o comércio eletrônico no Brasil, superando até mesmo o dia das mães e dos namorados.

Esta é a 9ª edição do evento no país e, ao decorrer dos anos, a aderência do consumidor e as vendas aumentaram ligeiramente. No ano passado, a sexta-feira mais esperada do ano cresceu 23% em relação a 2017, movimentando cerca de R$ 2,6 bilhões.

Contudo, em meio a tantas promoções, a comunidade hacker enxerga no e-commerce uma brecha para realizar ciberataques e roubar dados de clientes. Efetuada com 790 entrevistados globais, a pesquisa 2018-2019 Global Application and Network Security afirma que um ataque cibernético, caso seja bem-sucedido, pode abalar drasticamente a confiança do consumidor e a reputação de uma companhia.

Com a finalidade de evitar que isso aconteça, é fundamental contar com uma proteção caso o banco de dados de uma empresa seja invadido. Uma boa solução é o seguro para riscos cibernéticos, que entre suas coberturas cobre danos como Responsabilidade Civil por atos de violação, despesas de substituição de ativo digital, ameaça cibernética e lucros cessantes. Segundo Fernando Saccon, superintendente de Linhas Financeiras da Zurich, “o risco cibernético é um risco super atual e não mais algo distante ou futuro. Já é uma realidade muito presente no dia a dia das empresas pela dependência da tecnologia”, afirma.

Leia mais: Estudo aponta os oito principais riscos cibernéticos para as empresas

Para não ser pego de surpresa, o empresário precisa ter uma estratégia contra crise montada e já testada. Dessa forma, a resposta contra qualquer imprevisto passa a ser mais rápida para todas as pontas e o prejuízo é minimizado. O que o lojista precisa ter em mente é que, devido ao alto índice de navegação nos sites das varejistas, a preparação precisa ser prévia, independentemente do tamanho do e-commerce. “Não existe uma ferramenta 100% eficaz contra um ataque hacker. Para os PME’s, que acabam sendo alvos com mais facilidade, adquirir esse tipo de seguro pode ser a garantia de que o negócio irá continuar funcionando”, ressalta Marta Schuh, Líder de Risco Cibernético da Marsh.

Mas nada está perdido, pois ainda é possível adquirir uma apólice para proteger o seu negócio nessa Black Friday. A média para contratação do produto é de sete dias, podendo variar de acordo com a seguradora.

Para Marcos Mendes, especialista em riscos cibernéticos da Aon, mesmo que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor somente em agosto de 2020, não obrigue o varejista a obter esse tipo de seguro, é necessário ser consciente em relação à sua importância. “Ele é um aliado na era digital, auxiliando na mitigação dos riscos e protegendo a empresa durante um período de alto fluxo transacional”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock