Ultima atualização 05 de novembro

A tecnologia como vetor para ampliação da atuação dos corretores

Cenário atual do mercado serve para mostrar o potencial que os corretores podem alcançar ao expandir sua atuação para segmentos além dos mais populares

O mercado de seguros brasileiro tem sido marcado em 2019 por um movimento de forte expansão, com um crescimento superior a 11% de receita acumulada entre janeiro a agosto. Segundo os dados organizados pela CNSeg, entre os segmentos com aumento na casa dos dois dígitos na comparação dos 12 meses entre agosto de 2019 e setembro de 2018 com o mesmo período anterior se encontram o ramo Patrimonial; de Crédito e Garantias; e Responsabilidade Civil.

Rossana Costa

Um cenário como esse serve para mostrar o potencial que os corretores podem alcançar ao expandir sua atuação para segmentos além dos mais populares, como o de vida e automóvel, por exemplo. Para isso, eles podem contar justamente com o auxílio da tecnologia, que ironicamente já foi eleita diversas vezes no passado a vilã e futura causadora da extinção do papel do corretor de seguros em análises mais catastróficas.

A realidade é que ela é cada vez mais adotada pelas corretoras em função das demandas de seus clientes por maior agilidade e mobilidade no dia a dia. A digitalização vai ganhando mais espaço no mercado, apesar de não registrar ainda a mesma velocidade de adoção como no varejo e no entretenimento. Além de reduzir a burocracia na aprovação de novas apólices e facilitar a gestão de dados em um único local com acesso pela internet, a transformação digital também pode atuar como um instrumento para a expansão de atuação do trabalho dos corretores.

Isso graças a facilidade que uma plataforma 100% digital oferece ao levar o conceito do plug and play para os profissionais, já que com todos os processos necessários configurados previamente no portal, os passos tornam-se mais rápidos e intuitivos, de forma que não é mais necessário um extenso conhecimento prévio tanto dos detalhes técnicos de cada apólice, quanto da própria ferramenta para poder atuar em novos segmentos e aumentar a carteira de clientes. Aliando alto desempenho, velocidade e capacidade de expansão, as corretoras e seus profissionais podem colocarem-se em posição favorável para atuar em segmentos mais lucrativos e ainda não explorados, independente do seu tamanho e localização.

Com menor preocupação para detalhes técnicos e atividades operacionais, o corretor também ganha maior produtividade, qualidade de vida e tempo disponível para que possa desenvolver as habilidades necessárias para atuar de forma mais consultiva no relacionamento com os seus clientes.

Contudo, para atingir um resultado plenamente positivo, é importante ressaltar a participação de um prestador de serviços tecnológicos como parceiro que consiga aliar a inovação digital com experiência no setor de seguros. Assim, o corretor será capaz de contar com um suporte nessas duas frentes nesse momento crítico de expansão para novos segmentos, pois um apoio estratégico é necessário para alcançar novos patamares.

* Rossana Costa, diretora da GEO

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO