Ultima atualização 23 de outubro

Zurich volta a operar na área de geração de energia

Empresa retomou o seguro para usinas de geração de energia, apostando nas hidrelétricas, responsáveis por cerca de 60% da energia consumida no Brasil

Alinhada com a reestruturação global em sua área de Energy, que visa dar suporte à expansão do setor de energia mundialmente, a Zurich no Brasil retomou a comercialização do seguro de Property para as usinas de geração de energia elétrica. A estratégia, de acordo com a política de Climate Change do Grupo, incentiva o desenvolvimento de energias renováveis e visa contribuir para a redução do uso de carvão mineral e, consequentemente, com as emissões de gases de efeito estufa no planeta. Essa política é aderente ao Acordo de Paris, de 2015.

O produto cobre danos materiais e/ou lucros cessantes, caso ocorra algum acidente nas dependências de usinas de geração de energia elétrica em operação. O produto é destinado a produtores independentes, concessionárias e usinas de propriedade estatal. Traz como principais coberturas: danos materiais, incêndio, queda de raio, explosão, danos elétricos, quebra de máquinas, queda de aeronaves, danos da natureza e lucros cessantes.

Há também diversas coberturas adicionais que podem ser contratadas na apólice, de acordo com as particularidades de cada usina geradora de energia. A proteção pode ser estruturada na modalidade de Riscos Operacionais, com cobertura do tipo all risks, ou Riscos Nomeados.

“O seguro garante, em caso de acidente com dano material súbito e imprevisto, o reparo ou reposição do bem sinistrado para que a usina volte a operar nas mesmas condições de antes da ocorrência. Em caso de cobertura de lucros cessantes, visa mitigar a perda de receita com a interrupção da produção de energia”, explica Fábio Tulmann, head de Property e Energy da seguradora no Brasil.

Leia mais: Zurich promoveu encontro em Goiânia com corretores e parceiros

Outro diferencial do seguro para usinas de geração de energia é contar com o suporte da engenharia de riscos durante a vigência da apólice. Após uma inspeção no local, os engenheiros especialistas em Power Gen elaboram um relatório de avaliação de riscos envolvendo danos materiais, quebra de máquinas e lucros cessantes. A partir disso, serão apontados os principais fatores de riscos que auxiliarão a direção da usina no gerenciamento dos principais riscos analisados. “Com base nisso, os profissionais podem propor sugestões alinhadas a normas internacionais e melhores práticas industriais do setor de energia”, afirma o executivo.

Adicionalmente, a área de engenharia de riscos poderá acompanhar a implementação das melhorias sugeridas e disponibilizará o serviço de consultoria para discutir futuros projetos, bem como novas ideias e soluções visando a operação segura das usinas.

Ainda de acordo com Tulmann, a Zurich retomou a comercialização do produto porque que a geração de energia elétrica tem um papel fundamental para suportar o crescimento populacional e o desenvolvimento de novas tecnologias. O Brasil, com suas dimensões continentais, tem um potencial muito favorável para a produção de energias renováveis.

“Com o retorno da área de Energy no Brasil, a empresa fortalece ainda outras linhas de negócio, como a de Riscos de Engenharia (Construção) e Responsabilidade Civil, pois permite que um segurado mantenha o seguro desde a fase de construção até a operação da usina, evitando gaps de cobertura com a troca da seguradora”, completa o executivo.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock