Ultima atualização 30 de outubro

Seguro de vida individual pode ultrapassar coletivo nos próximos anos

O ramo representa 40% do volume de R$ 28,5 bilhões arrecadados pelo mercado de seguro de pessoas neste ano

Convidado pelas seguradoras Prudential e Mongeral Aegon, organizadoras do evento “Seguro de Vida”, que foi realizado no dia 29 de outubro no auditório do Sindseg-SP, o presidente do CVG-SP, Silas Kasahaya, apresentou o tema “Overview do mercado segurador”. A partir da análise dos dados de desempenho do ramo de seguro de pessoas nos últimos três anos, Kasahaya observou que o melhor resultado foi registrado neste ano, de janeiro a agosto, quando o crescimento alcançou 14,5% em relação ao mesmo período de 2018.

Por outro lado, os sinistros também cresceram, atingindo 10,6%, e as despesas de comercialização, na mesma proporção, alcançaram 14,4%. “Isso significa que o mercado cresceu e está investindo mais em captação e comercialização”, disse. De acordo com os dados apresentados, o ramo vida representa 40% do volume de R$ 28,5 bilhões arrecadados pelo mercado de seguro de pessoas neste ano. O seguro prestamista representa 32% e o ramo de acidentes pessoais 14%.

Na avaliação de Kasahaya, o prestamista, que cresceu bastante no período de farta oferta de crédito, permanece com bom desempenho, tanto que neste ano cresceu 22,9%, superando o vida coletivo (3,7%). “Isso significa que o prestamista tomou a ponta do market share do ramo de pessoas”, afirmou.

Silas Kasahaya

Mas, o desempenho que mais chamou a atenção de Kasahaya foi o do seguro de vida individual, que cresceu 65,5% nos oito primeiros meses do ano. O seguro doenças graves vem em seguida no ranking, com 37%, à frente do funeral e do seguro viagem, que cresceram na casa dos 26%. Ele analisa que se o seguro de vida individual continuar crescendo na média de 60% ao ano, em dois anos ultrapassará o seguro de vida coletivo. “É um cenário real, no qual as seguradoras têm trabalhado para melhorar o desempenho do vida individual e o resultado está aparecendo”, ressaltou.

Leia mais: Pesquisa aponta motivos das pessoas contratarem um seguro de vida

Tendências

O presidente da entidade dedicou parte de sua palestra à análise das tendências do mercado, destacando o uso de novas tecnologias. O Big Data, por exemplo, deverá ser utilizado na distribuição de seguros e também para identificar o comportamento do consumidor. O blockchain, na visão de Kasahaya, trará mais segurança à comercialização de seguros. A tendência é que a Inteligência Artificial também seja mais utilizada na distribuição de seguros.

Kasahaya acredita que as novas tecnologias deverão acelerar os processos subscrição. A gamificação, outra tendência, terá mais espaço, por exemplo, no monitoramento da qualidade de vida do segurado. Já o robot advisor será importante para o consumidor ao realizar simulações de produtos. “A principal tendência é que a tecnologia facilite o desenvolvimento de produtos exclusivos para o consumidor”, afirmou.

Tecnologia

Luis Felipe Maciel, diretor Corporate da Mongeral, comentou a trajetória da seguradora, destacando os investimentos em inovação e tecnologia. Segundo ele, a empresa criou em 2018 um programa de inovação em parceria com a PUC-RJ e o IRB Brasil Re, batizado de “Insurtech Inovation Program”. Um dos projetos criados por universitários, o worksite marketing, foi aprovado e implantado na empresa.

Ainda no campo da inovação, a seguradora criou uma plataforma de e-commerce e, posteriormente, uma plataforma digital voltada aos corretores. “Hoje, 85% das propostas de seguros são feitas online”, disse. De acordo com Maciel, a seguradora está avançando em novas tecnologias e já utiliza machine learning, que foi responsável pelo processamento de 5,5 mil sinistros. “A máquina analisa e o ser humano revisa. Pelo menos 50% do trabalho é feito apenas pela máquina. Em cinco anos, creio que será 90%”, afirmou o executivo. Ele também revelou que a companhia se conecta com parceiros por meio de API (Application Programming Interface). “Os parceiros entram no ambiente de TI da Mongeral e desenvolvem eles mesmos”, disse.

Gerenciamento de riscos

Marcos Barros, coach TPD da Prudential, discorreu sobre estratégia financeira, mostrando como os produtos de vida e previdência podem atender as necessidades do cliente em todas as fases da vida, culminando com a aposentadoria. Segundo ele, é preciso fazer um gerenciamento de risco na vida do segurado, “porque imprevistos existem”. Na seguradora, esse serviço foi batizado de Wize.

Considerando a linha da vida de pessoas que desejam se aposentar, Barros projetou diversos cenários, em que os recursos acumulados são suficientes ou insuficientes devido a algum imprevisto, como acidentes ou doenças ou até a longevidade. “O risco de viver mais é consumir os recursos guardados. Muitos brasileiros estão nessa situação”, disse. Segundo ele, o seguro de vida funciona como uma proteção para qualquer imprevisto ao longo da vida. “Ampara a família e dá estabilidade econômica”, ressaltou.

O evento foi encerrado com um debate entre os palestrantes, contando com a participação de Carlos Guerra, vice-presidente de Vida em Grupo da Prudential, e de Marcio Batistuti, diretor de Varejo da Mongeral Aegon.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock