Ultima atualização 28 de outubro

Relatório aponta que incêndio é grande preocupação para empresas

Segundo o estudo Global Risk Dialogue, produzido pela Allianz Global Corporate & Specialty, as perdas globais sofridas em decorrência de incêndios somam mais de U$15 bilhões

Recentes episódios que estamparam as manchetes do mundo todo, como os incêndios na Catedral de Notre Dame, em Paris, e no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, são tristes exemplos de como o fogo ainda é o pior inimigo das empresas ao redor do planeta. As perdas globais sofridas em decorrência de incêndios somam mais de U$15 bilhões nos últimos cinco anos.

Causa principal de perdas corporativas e um dos riscos que mais amedrontam as corporações, os incêndios e explosões são responsáveis por mais da metade do montante de sinistros de Property nos últimos 5 anos e foram detalhados em uma recente publicação da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), chamada Global Risk Dialogue. Esses dados reforçam a importância da prevenção e da rápida resposta em casos de sinistros envolvendo fogo. “Existem três tipos de mitigação no que diz respeito a incêndios”, explica Stephen Clark, gerente Técnico & consultor de Risco Global da empresa. “Medidas preventivas, métodos de extinção do fogo e planos de contingência são importantes para assegurar uma rápida retomada das operações”, afirma o executivo.

O impacto de um incidente com fogo vai além da estrutura de uma empresa, podendo desencadear perdas consequentes como a interrupção dos negócios (BI) e interrupção contigente de negócios (CBI), aumentando consideravelmente o valor das perdas. Também existem exposições não cobertas no seguro tradicional, como a “perda de mercado”, dependendo da atividade e atuação do segurado.

Leia mais: Allianz leva corretores para show de Bon Jovi em São Paulo

“Temos o dever de trabalhar em parceria com o cliente, especialmente na prevenção e nas rápidas respostas aos acidentes e é por isso que a área de Gestão de Risco na companhia é fundamental. Através de análises de documentação, modelagens digitais e inspeções on site, nossos engenheiros avaliam as propriedades seguradas e propõem melhorias que visam eliminar ou minimizar a exposição ao risco”, detalha Felipe Orsi, diretor de Property na AGCS.

São diversas maneiras pelas quais as seguradoras e resseguradoras podem auxiliar as companhias na prevenção a incêndios, adequando estruturas e desenvolvendo melhorias em processos e sistemas. Uma das ferramentas que os técnicos de gestão de risco da empresa utilizam é o check list de 12 princípios, garantindo assim mais segurança nas operações dos clientes. Confira a lista abaixo:

(FOTO: Divulgação) Allianz

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO