Ultima atualização 10 de outubro

O cenário é positivo para seguro de riscos de engenharia

Sinais de melhora do setor segurador estão alinhados com o reaquecimento no setor de construção civil e com a retomada de projetos de infraestrutura no País

Após dois anos de baixa demanda, o mercado de seguro de riscos de engenharia volta a ganhar fôlego em 2019. Nos primeiros cinco meses do ano, de acordo com dados da Susep, o volume de prêmios cresceu 138,7% em relação ao mesmo período do ano anterior e bateu a marca de R$ 264,4 milhões. Somente no mês de maio, essa evolução chegou a 151%.

Os sinais de melhora do setor segurador estão alinhados com o reaquecimento no setor de construção civil e com a retomada de projetos de infraestrutura no País. De acordo com o resultado do PIB, divulgado no final de agosto pelo IBGE, a construção civil apresentou alta de 2% no segundo trimestre de 2019 ante igual período do ano passado, após 20 trimestres consecutivos de queda.

(FOTO: Divulgação) Fábio Silva

Estes números positivos da construção civil nos indicam um cenário bem mais otimista para o mercado segurador ainda em 2019. A expectativa é que os investimentos públicos retomem a partir de agora e, por outro lado, já observamos a retomada em investimentos privados, especialmente de multinacionais.

O produto também acompanha o ritmo da construção civil, pois tem por finalidade garantir a indenização contra acidentes de origem súbita e imprevista ocasionados durante a construção de obras civis ou a instalação e montagem de equipamentos, como: portos; aeroportos; rodovias; pontes, obras de saneamento; edifícios residenciais, comerciais e industriais; e obras de infraestrutura em geral.

A importância de contratar uma apólice de seguro de riscos de engenharia possibilita ao segurado – que pode ser o construtor ou o proprietário da obra – mitigar possíveis prejuízos que podem ocorrer durante a construção de um determinado empreendimento ou a instalação e montagem de equipamentos. Sabemos o quanto um canteiro de obras pode ser um local arriscado. Portanto, a apólice é uma decisão certa para transferir o risco e minimizar eventuais perdas.

* Fábio Silva, head de Riscos de Engenharia da Zurich

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO