Ultima atualização 25 de outubro

HDI Seguros realizou seu 1º Summit de Mobilidade na Distrito Fintech

O evento debateu possíveis soluções para conciliar interesses em um contexto de mobilidade baseado em múltiplos modais

A educação como base da boa convivência em um trânsito com múltiplos modais de locomoção e o impacto que uma mudança de cultura na escolha do transporte pode ter na qualidade de vida das pessoas e no modo como aproveitam a cidade. O 1º Summit de Mobilidade da HDI Seguros, realizado nesta quarta-feira 23 de outubro, na Distrito Fintech, discutiu o papel de empresas, poder público e cidadãos na transição para uma mobilidade mais humana.

O conceito se baseia em dois pilares: experimentação de novas alternativas de transporte e foco na proteção das pessoas que se movem por meio deles. Para Ana Luiza Dal Pian, gerente de Produtos da empresa, uma questão fundamental no processo é se desapegar de conceitos antigos. “Como quebrar a barreira de que a bicicleta, por exemplo, pode sim ser um modal que leva as pessoas a qualquer lugar com eficiência e conforto?”, perguntou a executiva, que foi mediadora dos dois debates do evento.

Summit de Mobilidade

“É preciso experimentar”, opinou Ricardo Del Claro, CEO da Santuu. “Os novos modais levaram milhares de pessoas para a rua, influenciando até na relação delas com o espaço urbano”, avaliou o executivo. Márcio Bern, CEO da VAH, identifica uma mudança de comportamento como o motor dessa mudança. “As pessoas começaram a perceber que há formas mais econômicas e saudáveis de mobilidade, de que é possível viver sem o carro”, frisou.

O fundador e CEO da Bikxi, Danilo Lamy, acrescentou que a relevância da bicicleta como um modal ativo é recente, e que a harmonia em um trânsito que as privilegia depende de uma relação baseada no respeito. “As cidades foram desenhadas em torno do carro, mas é preciso ter também atenção ao pedestre, inclusive cadeirantes”, lembrou, ponderando que atingir a maturidade suficiente para isso exige uma mudança cultural, que leva tempo.

Tecnologia como grande aliada

Outro ponto fundamental na consolidação desse novo contexto de mobilidade é a tecnologia que dá suporte à prestação dos serviços de transporte. No painel que debateu o futuro da mobilidade, Thiago Mendonça, CEO da Turbi, enfatizou a importância de as soluções estarem disponíveis o tempo todo para fomentar essa mudança de comportamento de consumo. “O usuário precisa ter a certeza de que será atendido quando for preciso”, defendeu.

Na mesma linha de raciocínio, Ricardo Cabral, CEO da Riba Share, destacou a estruturação operacional como ponto-chave. No modelo de negócio da startup, que distribui modais elétricos pela cidade, estar preparado para gerenciar crises de disponibilidade do serviço e monitorar a situação em escala 24/7 é básico para consolidar-se como uma opção junto ao público.

Leia mais sobre: HDI Seguros é cofundadora do Distrito Fintech

Por sua vez, o diretor LATAM da Waze Carpool, Douglas Tokuno, comentou que a tecnologia oferece às pessoas a possibilidade de criar comunidades, que acabam transcendendo a própria plataforma, mantendo o serviço sempre ativo independente dela. “Os usuários criam grupos próprios a partir do relacionamento que criam pelas caronas trocadas. Em casos de bug, continuam usando seus carros de forma otimizada, ou seja, já internalizaram o conceito”, comentou.

G.R
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock