Ultima atualização 03 de outubro

Evento convida participantes a refletir sobre inclusão de deficientes

Pelo terceiro ano no Brasil, Festival da Diversidade do setor de seguros mobilizou diferentes empresas e temáticas sobre diversidade e inclusão

AIG, Care Plus e Marsh realizaram na última quinta-feira (26) o “Café Sensorial: diferentes olhares sobre a inclusão da pessoa com deficiência”. O evento contou com a apresentação de representantes da Folguedo, produtora carioca que criou a exposição Cidade Acessível no Rio de Janeiro, e voluntários do IN Movimento INclusivo, que provocaram os cerca de 80 convidados presentes para explorar seus diferentes sentidos ao longo da manhã.

A abertura foi feita pelos líderes das três empresas promotoras. Eugênio Paschoal, CEO da Marsh; Fabio Protásio Oliveira, CEO da AIG; e Ana Paula Santos, Diretora Jurídica da Care Plus. Os executivos destacaram a importância e esforços ao redor do tema em suas organizações.

Paschoal contou sobre a primeira participação da empresa no evento, em 2018, quando foi ao Rio de Janeiro falar a inclusão das mulheres no mercado de seguros e valorizou a participação no evento deste ano. “A palavra inclusão é importante para nós e é um dos pilares da nossa companhia”, disse.

Oliveira destacou a evolução do evento desde à sua primeira realização no Brasil, em 2017. “A empresa liderou esse processo de consolidação do Dive In no País, focando em educação e conscientização. Em 2018, a gente mudou e o tema do evento foi recrutamento. Precisamos trazer a diversidade para a companhia e fazer com que os colaboradores se sintam parte da organização e fiquem conosco”, comentou.

Leia mais: AIG Seguros anuncia novo CFO para o Brasil

Já Ana Paula refletiu sobre a situação da acessibilidade no Brasil. “Em um país como o nosso, que tem mais de 20% da população com algum tipo de deficiência, não podemos ter só 9% das calçadas prontas e adaptadas. Quando eu falo de 9%, me refiro a São Paulo. No Brasil, estamos falando de 4%. Ou seja, temos muito a aprender”, afirmou.

Em continuidade, Claudia Alencar e Leo Bungarten, cenógrafa e arquiteto da Folguedo, compartilharam as experiências da exposição, atualmente em cartaz na Fiocruz, no Rio de Janeiro, criada para a conscientização das necessidades das pessoas com deficiência. De sinalizações em braile com acesso e locomoção mais livres nos meios de transportes aos cadeirantes e deficientes visuais, a sistemas de descrição oral e verbal ao longo do trajeto e todos os visitantes da exposição têm a oportunidade de experimentar essa cidade mais inclusiva.

César Lavoura Romão, advogado e professor universitário à frente do IN Movimento INclusivo, liderou a dinâmica do café sensorial, na qual os convidados experimentaram sensações variadas, com vendas nos olhos, limitação ao caminhar com muletas ou em cadeiras de rodas, explorando o sentimento de confiança, paciência e estimulando a colaboração uns com os outros. “A proposta não é expor ou vitimizar a pessoa com deficiência. Com o evento, procuramos explorar a empatia e a necessidade de olharmos o outro em sua plenitude, não a partir de pré-conceitos e da nossa visão de mundo. Afinal de contas todos nós somos diferentes”, explicou César.

Para encerrar o evento, os funcionários Cristiano Souza, da AIG (Sinistros); e Carlos Souza, da Care Plus, compartilharam suas experiências profissionais e conquistas ao longo de suas vidas, com superações que foram além de suas deficiências, independente de serem congênitas ou adquiridas.

O festival deste ano foi realizado em 33 países, sendo a primeira vez no Bahrein, Indonésia, Nigéria, Omã e Turquia. No Brasil, além do café sensorial, aconteceram uma série de outras discussões entre os dias 24 e 26 de setembro.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock