Ultima atualização 30 de outubro

Especialista lança livro com abordagem do contrato de seguro D&O

Ilan Goldberg examina os efeitos jurídicos essenciais do contrato de seguro D&O, com foco no estudo da responsabilidade dos administradores, abordando sua estrutura, contratação, principais coberturas e exclusões

Nos últimos anos, o número de investigações nas esferas civil, administrativa e criminal dos atos de gestão de administradores aumentaram no Brasil. Não por um acaso, houve um crescimento na procura por contratos de seguro de responsabilidade civil para diretores e administradores – o chamado seguro D&O (na sigla em inglês directors and officers). A apólice cobre os riscos de eventuais perdas causadas aos patrimônios dos administradores, contemplando as coberturas para custos de defesa e a indenização propriamente dita, sendo paga ao final da demanda que possibilite a utilização do seguro.

A percepção de que o regime de responsabilidade dos administradores se tornou mais severo, aliada à constatação de que o produto opera como uma alternativa para absorver os riscos financeiros que pesam sobre o patrimônio pessoal dos administradores, foram inspirações para obra O contrato de Seguro D&O, tese de doutorado em direito civil elaborada pelo advogado Ilan Goldberg no programa de pós-graduação em direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O livro, lançado pela editora Thompson Reuters, tem prefácio do professor titular de Direito Civil da UERJ, Gustavo Tepedino, apresentação da professora adjunta de Direito Civil da Universidade, Milena Donato Oliva, e posfácio do jurista Modesto Carvalhosa.

“Este livro não é apenas sobre contratos de seguros, mas sobre o regime de responsabilidade de administradores vertido para a aquisição do produto”, afirma Goldberg. Para os leitores, a obra preencherá uma lacuna notada no ordenamento jurídico brasileiro, propondo critérios capazes de resolver variados problemas comuns em matéria de responsabilidade de administradores no âmbito do contrato de seguro D&O.

Lançamento

Brasília – 05 de novembro, às 18h30

Espaço Cultural STJ

SAFS, Quadra 06, Lote 01, Trecho III

Zona Cívico Administrativa

Rio de Janeiro – 07 de novembro, às 18h30

Museu da Justiça

Rua Dom Manuel, 29 – Sala do Tribunal do Júri

Centro

G.R
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock