Ultima atualização 01 de outubro

Empresas devem estar atentas ao contratar seguro de crédito

Executivo da Euler Hermes explica para quais casos se aplica o seguro de crédito e as vantagens que ele pode representar a uma companhia

O seguro de crédito conquista cada vez mais espaço nas empresas como um grande aliado à saúde financeira. Somente em 2018, os prêmios emitidos atingiram um total de R$1,181 bilhão, de acordo com dados da Susep,  um aumento de 34% em relação ao ano anterior.

O produto é responsável por oferecer proteção aos recebíveis da empresa, o que representa uma segurança a seu fluxo de caixa. Em caso de insolvência ou falência por parte de algum de seus clientes, a organização segurada é indenizada conforme os termos e condições da apólice emitida.

No entanto, o seguro de crédito não é aplicável para todos os casos e, assim como na contratação de outros tipos de seguro, existem detalhes que o segurado deve se ater antes de tomar a decisão de seguir com esse serviço. Luciano Mendonça, diretor comercial da Euler Hermes, explica que “o produto cobre apenas vendas com pagamento a prazo. Vendas com pagamento à vista ou com pagamento antecipado não representam riscos de crédito e por isto não são seguráveis”.

O contratante também deve se ater ao fato que o seguro de crédito cobre somente transações a prazo B2B, ou seja, aquelas realizadas entre empresas e com a condição que sejam privadas. “Empresas públicas não são cobertas por conta da impossibilidade de se fazer a execução de cobrança em casos de não pagamento por parte de órgãos e empresas estatais”, explica o diretor.

Leia mais: Seguro de Crédito será realidade para qualquer empresa B2B

Os benefícios

As vantagens de contratar um seguro de crédito também são pontos a serem ressaltados. A adquirência do serviço transfere o risco de não pagamento que o comprador pode representar para um terceiro, o que garante previsibilidade para o caixa da empresa. “A seguradora oferece cobertura de risco de crédito contra o não pagamento dos compradores causado por insolvência ou atraso simples porque faz uma análise criteriosa do comprador, considerando sua capacidade de pagamento, seus números financeiros e seu comportamento no mercado” completa o executivo.

Um outro ponto importante é a avaliação e monitoramento que a empresa realiza de compradores no mercado. Isso possibilita que ela tenha de antemão informações importantes para o vendedor em relação ao comprador sobre o qual se pede cobertura de risco de crédito. “Por ter informações de diversos outros segurados que também são fornecedores do mesmo comprador, a seguradora possui dados que o mercado geralmente não tem e fica sabendo de problemas de pagamento antes que os tradicionais bureaus de crédito sejam informados”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock