Ultima atualização 28 de outubro

Educação financeira é a chave para o desenvolvimento do setor

Durante evento realizado em São Paulo, a Fundación Mapfre apresentou os resultados do estudo “O mercado latino-americano de seguros”, mostrando os números da região na última década
Manuel Aguilera
Manuel Aguilera

EXCLUSIVO –  Durante toda a rotina de uma vida em sociedade, o tema financeiro está sempre presente. Seja na compra de uma casa, na troca de um veículo, na ida ao mercado para fazer a reposição dos mentimentos entre outros serviços fornecidos por pessoas físicas, jurídicas ou até mesmo o governo, esse fenômeno acaba direcionando o funcionamento de um País.

Para debater mais do assunto e de como ele afeta o setor segurador, a Fundación Mapfre apresentou, no dia 24 de outubro, a última edição do seu relatório “O mercado latino-americano de seguros”, que foi produzido em 19 países pelo setor de Serviços de Estudo da seguradora e publicado pela entidade. O evento ocorreu no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

O relatório aborda as principais tendências dos mercados de seguros da América Latina, analisando questões como o crescimento de prêmios, itens do balanço setorial, provisões técnicas, investimentos, desempenho técnico, resultados e rentabilidade, além de incluir uma visão das principais tendências estruturais subjacentes ao crescimento da atividade seguradora durante a última década.

Leia mais: Fundación Mapfre e Socesp lançam estudo sobre saúde da mulher

Segundo dados do estudo, no ano passado o índice de prêmios da América Latina alcançou U$ 150,6 bilhões, representando 3% da média global e registrando baixa de 5,5% quando comparado ao crescimento de 8,6% em 2017. As vendas de produtos de vida representaram 44,6% desse valor, havendo queda de 7,2% em dólares, já os de não vida, 55,4% do montante, apontaram baixa de 4%. De acordo com o relatório, os baixos números são conseqüência da depreciação do câmbio, principalmente o peso argentino e o real.

No geral, os índices de rentabilidade do setor em 2018 demonstraram bom desempenho. O resultado de lucro líquido das empresas aumentou em 8,7%, alcançando R$ 18,8 bilhões. O mercado em potencial no País no ano passado (somando o mercado real e da BPS – Abertura de Proteção de Seguros) foi estimado em R$ 524,8 bilhões (143,6 bilhões de dólares); isto representa 2,5 vezes o valor do setor de seguros mundial.

Manuel Aguilera, diretor geral de Serviços de Estudos da Mapfre, apresentou o relatório para convidados e afirmou que a educação financeira pode ajudar, e muito, no desenvolvimento do setor. “Mesmo que haja crescimento, a sociedade e a economia não estão se beneficiando corretamente dos seguros. A iniciativa privada é uma aliada e pode contribuir com a evolução dessa percepção da população, por isso estudos como esse são de extrema importância”, disse.

Sobre o futuro do mercado de seguros, o executivo disse que o cenário é incerto. “A economia é quem guia os caminhos do nosso setor, podemos fazer algumas projeções, mas não há como adivinhar o dia de amanhã. Tudo é possível e ainda é cedo para afirmar quais serão os resultados exatos para os próximos anos”, ressaltou.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock