Marcia Fernandes, da Seguros Unimed

Seguros Unimed 30 anos – Um projeto que começou em janeiro de 2018, com duração de três anos, já rende muitos frutos para a Seguros Unimed. O objetivo inicial era eliminar papel, mas o projeto acabou indo muito além, em função de reduzir o trânsito de papéis com corretores de seguros, consumidores finais e prestadores de serviços.

O Digital+ envolve um sponsor, neste caso Márcia Regina Fernandes, superintendente de gestão do cliente da Seguros Unimed, um superintendente e um líder (especializado em metodologia), um PMO, um representante da área de tecnologia e, para cada processo, uma pessoa da própria área. Márcia explica que cada grupo destes, formado nas áreas, escolhe um processo para ser revisto. O Grupo de Trabalho implantou uma metodologia de 13 passos para implantar o processo de transformação digital, que envolvem o questionamento do processo para simplificar o trajeto do documento.

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Após avaliada a viabilidade, este processo passou a ser digitalizado, com o apoio de um prestador de serviços (DocSign) que certifica a assinatura digital. “Demos a oportunidade de assinatura digital para os contratos e o que levava até 90 dias para ser visto por todas as partes, agora pode ser feito em questão de minutos”, comemora. Além disso, a geolocalização permite saber onde estava o titular quando assinou o documento. “Conseguimos garantir ao regulador a comprovação de toda a veracidade dos documentos relacionados”, garanta Marcia.

Isso permitiu a geração de economia de aproximadamente 750 mil páginas impressas no primeiro ano. No segundo ano, já foram economizadas mais de 1,4 milhão de folhas. “Isso permitiu à seguradora ser mais ágil, com redução de até 75% do tempo de circulação de papéis. Além disso ele previne fraudes e evita o retrabalho.

Para 2020, o objetivo é atingir a marca de 84 processos que serão revisitados para diminuir papel, identificando cada uma de suas necessidades. “Até agora foram revistos 86 processos, tendo implantado 48, com 11 áreas foram envolvidas, incluindo a jurídica, provimentos e saúde, técnica, comercial e produtos”, enumera Marcia. A economia financeira ficou na casa de R$ 2,7 milhões.

O método de trabalho do Digital+ é um case de sucesso, que recebe uma série de visitas de empresas interessadas em replicá-los.

Kelly Lubiato, de Natal/RN
Revista Apólice

*Esta matéria faz parte do especial ‘Seguros Unimed 30 Anos’ , que será publicado ao longo desta semana, durante a 49a. Convenção Nacional Unimed

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