Ultima atualização 14 de outubro

Contratação do seguro condomínio é obrigatória por lei

Prédios residenciais; comerciais e mistos; hotéis e até shoppings centers são obrigados a adquirir o seguro. Cobertura básica cobre eventos como incêndio, queda de raio e explosões de qualquer tipo

O seguro é um recurso muito utilizado pela sociedade por proporcionar às pessoas a segurança de que, mesmo que algo dê errado, o prejuízo gerado será o menor possível. No caso do seguro para condomínio, o serviço não é só essencial, como também é obrigatório por lei, “segundo o artigo 1.346 do Código Civil contra o risco de incêndio ou destruição total ou parcial”.

Por ser obrigatório e para resguardar o síndico ou administradora, responsáveis por contratar o mesmo, o produto deve ser adquirido dentro de 120 dias a partir da data de concessão do “habite-se” (documento que comprova que o imóvel foi construído seguindo as exigências estabelecidas pelo código de obras da prefeitura local). O condomínio que não cumprir esta regra está sujeito à multa.

Cobertura simples

De acordo com a diretora comercial da San Martin Seguros, Vanessa Alves, prédios residenciais; comerciais e mistos; hotéis e até shoppings centers são obrigados a fazer a cobertura mínima que é dividida entre básica e ampla.

“A cobertura básica geralmente oferece apenas o ressarcimento de prejuízos causados por incêndio, queda de raio e explosões de qualquer tipo. Já com a contratação de coberturas especiais ou acessórias, o seguro garante também cobertura para danos elétricos, quebra de vidros, subtração de bens do condomínio, além de danos corporais e/ou materiais de responsabilidade do prédio causados aos condôminos ou visitantes, por exemplo”, explica Vanessa.

Leia mais: As diferenças entre seguro residencial e o de condomínio

De acordo com a Associação Brasileira de Síndicos, muitas vezes os condomínios contratam o plano mais básico apenas para cumprir a legislação e não levam em conta questões importantes. Por isso, a executiva ressalta que os moradores devem ficar atentos na hora de contratar esse serviço. “Atualmente, os condomínios têm tudo para proporcionar segurança, bem estar e conforto para os moradores. Muitos desses são praticamente um mini clube, o que aumenta os riscos de acidentes”, afirma.

Ela explica também que as coberturas opcionais são completas e atendem situações importantes e corriqueiras, além de proteger e resguardar o síndico contra processos. “Se a pessoa tem um seguro ela não precisa dispor da sua poupança para arcar com os prejuízos, como acontece em muitos casos. As pessoas sempre contam com a sorte e muitas vezes são pegas desprevenidas com algumas situações, precisando usar o dinheiro que passaram anos juntando”, diz.

Quem paga?

A despesa é considerada parte da manutenção do estabelecimento e geralmente é cobrada no extrato da taxa condominial. Ou seja, o custo é rateado entre os moradores.

Porém é importante entender que o seguro condomínio é diferente do residencial. “É comum as pessoas confundirem, mas de fato são coisas distintas. No primeiro caso, o serviço é voltado para garantir o bem comum, isto é, cobre o conteúdo das áreas comuns. Já o seguro residencial, protege os bens próprios”, ressalta Vanessa.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock