Ultima atualização 15 de outubro

Bacharelado da ENS conquista nota máxima no IDD

O reconhecimento é um indicador de qualidade que mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando os desempenhos no ENEM e Enade

O Bacharelado em Administração da ENS obteve nota máxima do Ministério da Educação (MEC). A graduação foi avaliada com o conceito 5 no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), referente ao ano de 2018, nas duas cidades onde é ministrado, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em anos anteriores, o curso já havia recebido outras notas máximas, em avaliações de autorização e reconhecimento.

O reconhecimento é um indicador de qualidade que mensura o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando os desempenhos no ENEM e Enade, como medida de aproximação das suas características de desenvolvimento ao ingressar na graduação avaliada.

O índice leva em conta o lado social dos avaliados, fazendo um mapeamento socioeconômico dos egressos. “Somos uma instituição acolhedora, que respeita o perfil do aluno. O objetivo é dar sempre as melhores oportunidades de desenvolvimento a todos, independentemente de onde o aluno veio e com qual bagagem acadêmica chegou”, ressalta o diretor.

Como é calculado o IDD?

Desde 2014, o índice é calculado individualmente, ou seja, ele compara o desempenho de um mesmo estudante no momento em que ingressa no curso e quando o conclui. Isso é possível porque o INEP passou a incorporar, nas avaliações e análises, as informações no nível dos indivíduos por meio do CPF.

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O cálculo toma como referência de desempenho dos ingressantes a nota no ENEM. Para os concluintes, a referência é o Enade. Como o ENEM não é obrigatório, o Instituto não calcula o indicador dos estudantes que não fizeram o exame.

Até 2013, o calculo era feito pela média de desempenho dos ingressantes e dos concluintes. No modelo atual, é possível acompanhar de maneira mais precisa o “valor” que o curso e a instituição de ensino agregam à formação do estudante.

G.R
Revista Apólice

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