Ultima atualização 19 de setembro

Setor segurador volta à casa de dois dígitos com crescimento de 11,3%

Crescimento do mercado tem se mostrado desigual com os seus segmentos e ramos, respondendo diversamente ao ciclo econômico e à preferência dos clientes

A arrecadação do setor segurador foi de R$ 151 bilhões (sem saúde e DPVAT) de janeiro a julho de 2019, registrando uma alta de 11,3% sobre o mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez que a taxa no ano voltou a crescer dois dígitos desde 2015, informa o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, em editorial da publicação Conjuntura CNseg (11). Se comparado ao mês de junho de 2019, a receita evoluiu 16,8% e, em relação a julho de 2018, a expansão foi de 29,2%.

Ele ressalta ainda que, na série anualizada* de agosto de 2018 a julho de 2019, o mercado registrou avanço de 5,5%, na comparação com o mesmo período até junho, de 3,1%. “Como esta publicação já vem apontando, o crescimento do setor segurador tem se mostrado desigual com os seus segmentos e ramos respondendo diversamente ao ciclo econômico e à preferência dos clientes”, afirma.

Leia mais: Setor segurador avança 8,4% e registra maior crescimento desde 2015

Esse comportamento é ratificado pelo desempenho desigual dos ramos de benefícios (vida, previdência etc) e de danos e responsabilidades. No segmento de cobertura de pessoas, houve alta de 13,7% no acumulado do ano. “Desta vez, além dos planos de risco (vida e prestamista) terem mais uma vez se destacado, ocorreu recuperação expressiva da taxa de crescimento dos planos de acumulação da família VGBL (14,6%)”, disse Coriolano.

No segmento de danos e responsabilidades, a evolução foi menor, alcançando 6%, e a contribuição mais expressiva partiu do ramo patrimonial, de grande participação relativa no segmento, havendo alta de 12% no acumulado. Os ramos de seguros marítimos e aeronáuticos, de crédito e garantias, de responsabilidade civil e o seguro rural também registraram avanços de dois dígitos. Outro desempenho positivo foi apresentado por títulos de capitalização, que avançaram 12,7% nos sete primeiros meses do ano.

(*) Anualização: Agosto/2018 a Julho/2019 sobre Agosto/2017 a Julho/2018

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock