Ultima atualização 27 de setembro

Fundación Mapfre e Socesp lançam estudo sobre saúde da mulher

Divulgada nesta quinta feira (26), a pesquisa apontou que estado psicológico da mulher brasileira pode aumentar em até oito vezes as chances de infarto
Antonio Guzmán Córdoba
Antonio Guzmán Córdoba

EXCLUSIVO – Apesar da maioria das mulheres terem um ginecologista como seu clínico geral, as doenças que mais afetam a população feminina envolvem também outras áreas da medicina. É o que aponta o resultado da pesquisa “Saúde Cardiovascular da Mulher Brasileira”, realizada pela Fundación Mapfre e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), divulgada nesta quinta-feira, 26.

A principal conclusão do estudo mostra a relação entre doenças cardíacas e saúde mental, pois com a rotina muitas mulheres acabam lidando com altos índices de estresse e podem desenvolver ansiedade ou, até mesmo, depressão. Mundialmente, essas enfermidades são culpadas pelo aumento de duas a cinco vezes nas chances de infarto e Acidente Vascular Encefálico (AVE). Já no Brasil, a presença do estresse agrava em oito vezes as chances de uma brasileira enfartar, sendo quase o dobro de países como a Argentina e o quádruplo da Colômbia.

Leia mais: Fundación Mapfre beneficiou mais de 1,9 milhão de pessoas em 2018

A pesquisa também afirma que 51,6% das mulheres passaram por, pelo menos, uma situação de estresse no último ano, enquanto 37,3% dos homens apontaram alguma situação desse tipo. A periodicidade e a motivação desses eventos também foram avaliadas: 61,1% das mulheres responderam passar por estresse frequentemente no âmbito domiciliar, em níveis “moderado”, “intenso” ou “exagerado”. O dinheiro também é razão de preocupação frequente para 58,4% das entrevistadas no estudo, já para os homens o índice ficou em 52,3%.

Segundo o cardiologista Alvaro Avezum, diretor de Promoção e Pesquisa da Socesp, fatores de riscos devem ser levados em consideração ao avaliar a manifestação de doenças cardíacas. “90% dos ataques do miocárdio são previsíveis, desde que o estado emocional da paciente seja levado em consideração na avaliação médica. Obesidade, tabagismo, hábitos alimentares e consumo de álcool também aumentam a possibilidade de uma mulher sofrer um AVE”.

A Fundación Mapfre realiza o programa “Mulheres pelo coração”. O objetivo da ação é chamar a atenção para os riscos de doenças cardiovasculares, prestando diversos serviços como promoção gratuita de atividades físicas ao ar livre, exames preventivos, orientação médica etc. “Através de recursos didáticos e parcerias, apresentamos medidas para evitar que a maior causa de morte entre as mulheres afete mais pessoas no mundo”, ressaltou Antonio Guzmán Córdoba, conselheiro da entidade.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO