Ultima atualização 12 de setembro

Raio-X do aumento da contratação de planos de saúde entre idosos

José Cechin, superintendente executivo do IESS, analisa os fatores que levaram a alta no produto, equivalente a 16,1%, segundo o NAB

EXCLUSIVO- Os vínculos entre planos médico-hospitalares e pessoas com 80 anos ou mais é o que mais cresceu nos últimos 4 anos e meio. De acordo com análise da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o número dos beneficiários nesta faixa etária pulou de 1,01 milhão, em dezembro de 2014, para 1,17 milhão em junho de 2019. A alta de 16,1% é equivalente a 162,8 mil novos vínculos.

José Cechin, superintendente executivo do IESS, atribui o crescimento da presença em planos médico-hospitalares ao maior cuidado que os idosos têm com a saúde. “O idoso é um usuário intensivo do serviço de saúde. Com a idade mais avançada, vão aparecendo mais problemas de saúde, o que acarreta em presenças mais constantes nos hospitais e procedimentos cada vez mais complexos”, explica. “Os idosos se sentem mais seguros com um plano de saúde. Eles possuem o acesso à tecnologia, o tempo de espera não é muito longo e, portanto, se sentem mais seguros”, completa.

A população idosa somava 9,7% em 2004, saltou para 13,7% em 2014 e a projeção é que em 2030 o Brasil terá a quinta maior população com idade superior de 60 anos, segundo o IBGE.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o número de idosos com mais de 80 anos e clientes do convênio médico aumentou 62% nos últimos 10 anos. Apesar da alta, Cechin analisa que o produto tem espaço para crescer ainda mais. “Com o envelhecimento da população o plano de saúde pode crescer ainda mais. O envelhecimento requer um maior cuidado com a saúde”, relata.

Apesar do envelhecimento da população brasileira, muitos idosos ainda não saíram do mercado de trabalho. O número da população mais velha, acima dos 60, no mercado de trabalho saltou de 484 mil em 2013 para 649,7 mil em 2017. Uma das principais motivações que levam a retardar a saída do mercado está atrelada à falta de renda. A crise econômica e a alta do desemprego, que atinge 13 milhões de brasileiros, os obrigam a ajudar na renda familiar.

Imagem: G1

Além disso, o projeto de Lei (PLS 154/2017) prevê incentivos às empresas que contratarem idosos. Idealizado pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS), o intuito é diminuir a taxa de desemprego entre a população mais velha. Com o estímulo, companhias começaram a criar vagas destinadas a este público.

Um outro fator que contribuiu com o crescimento do convênio médico foi a medida do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que em sua decisão ratificou que aposentados e desempregados, não demitidos por justa-causa, podem continuar ligados ao plano de saúde coletivo, caso tenham participado do pagamento mensal. A deliberação foi firmada em 22 de agosto de 2015.

José Cechin, superintendente executivo do IESS

A Reforma da Previdência, cujo o texto segue no Senado, visa aumentar o tempo de contribuição do trabalhador em até 65 anos para os homens e 60 para mulheres. Cechin analisa que o efeito da Reforma é positivo para planos de saúde. “A pessoa pode permanecer por mais tempo com plano. Por outo lado, se o contribuinte trabalha na empresa que não lhe paga o benefício, ele irá continuar com a renda, que é melhor do que a renda de aposentadoria. Portanto, com mais chances de acessar um plano de saúde”, conclui.

Gabriel Rocha 
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock