Ultima atualização 04 de setembro

Lei de Proteção de Dados pode colaborar para saúde de mais qualidade

Para diretora-executiva da FenaSaúde, maior desafio agora é garantir que a medida seja bem regulamentada, interpretada e fiscalizada

As mudanças que a LGPD trará para o setor de saúde foram um dos assuntos debatidos durante a 4ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde, que teve como tema “Medicina Diagnóstica: mais valor para um sistema de saúde em transformação”. Promovido pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) no dia 30 de agosto, em São Paulo, o evento contou com a participação da diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente, e de outras lideranças do setor.

“Com a medida, teremos uma excelente oportunidade de dispor de dados de saúde de mais qualidade, que permitam aplicação mais focada e assertiva, impactando positivamente na gestão e nas possibilidades de assistência aos pacientes”, apontou Vera.

Alguns exemplos de benefícios previstos são o maior uso da inovação e de novas tecnologias nos tratamentos, a melhoria de protocolos clínicos e de comparabilidade de casos, além da prevenção a fraudes. “A tendência é clara e mundial: os tratamentos de saúde vão depender, cada vez mais, do uso de dados e da inteligência artificial. Esperamos que a LGDP não se transforme num empecilho para estes avanços no Brasil”, ressaltou a executiva.

Leia mais: FenaSaúde discute os planos de saúde e o envelhecimento da população

Para Vera, o maior desafio para a melhor aplicação da lei é como ela será regulamentada, interpretada e fiscalizada e, por isso, será crucial a atuação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados em harmonia com órgãos reguladores já existentes, como é o caso da ANS.

A LGPD coloca o Brasil em um nível avançado na proteção de informações. Para a diretora, a lei é bem-vinda, pois consolida práticas e procedimentos voltados à privacidade, ao respeito à intimidade e ao direito a sigilo que o setor de saúde já adota e com as quais já está acostumado. “Para as pessoas, representa mais segurança e transparência. Para as empresas, segurança jurídica e previsibilidade com a padronização de processos e regras, definição de direitos e deveres e punições por descumprimento de regras.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO