Ultima atualização 30 de setembro

Gesto passa a atuar como corretora de saúde baseada em dados

A Gesto migrou seu negócio principal e assumiu a função de corretora de saúde que investe em formato baseado em dados, visando facilitar a gestão do plano de saúde em organizações

Fundada em 2002, a Gesto migrou seu negócio principal e assumiu a função de corretora de saúde que investe em um formato baseado em dados para atender e cuidar do beneficiário e ao mesmo tempo gerar economia para as empresas. Após anos atuando como consultoria para a gestão de benefícios médicos, a experiência adquirida com os mais de 100 clientes e o banco de 6 milhões de vidas,agora é empregada em uma experiência voltada para o RH e para os favorecidos na construção de um cenário sustentável, que garante o menor preço sem diminuir em qualidade.

“Com a ciência de dados é possível fazer a predição na saúde, pois através de um padrão de utilização do plano pode ser identificado um quadro inicial de alguma patologia. Caso o sistema detecte essa possibilidade e a empresa entre em ação com indicações de médicos especializados, acompanhamento da evolução do quadro, ações complementares entre outras atuações, é sim possível que haja uma diminuição no número de internações”, afirma a co-fundadora e CEO da empresa, Fabiana Salles.

Encarregada por gerir mais de R$500 milhões de investimentos no setor anualmente, a companhia entrega resultados tangíveis para seus clientes, como ter seus contratos reajustados em menos de 10% ao ano. Alguns beneficiários conseguiram até zerar o reajuste, mostrando que o propósito de saúde acessível e responsável é possível.

Leia mais: Gesto é selecionada para programa de aceleração do Google

“Quando se fala em assumir a gestão significa operar desde o fornecimento de carteirinhas, reembolso, inclusão de novos beneficiários até as burocracias para liberação de algum tipo de procedimento específico ou cirurgia mais complexa. É uma dor de cabeça a menos para a empresa e isso desafoga essa sobrecarga do setor responsável para desempenhar outras atividades prioritárias”, ressalta a executiva.

Esse sistema é possível com a combinação de inteligência de dados, gestão médica especializada e relacionamento próximo com organizações e colaboradores para ser diferente do que o mercado já oferece. Utilizando soluções tecnológicas, é traçado o perfil populacional completo da companhia, que envolve entender, por exemplo, a proporção de doentes crônicos e de usuários contumazes; cruzar os dados em um movimento de benchmark com o mercado; e simular, a partir daí, qual deve ser o consumo do plano de saúde no longo prazo. Com isso é possível cotar a melhor opção, que terá cobertura de qualidade para os possíveis casos de doenças que podem surgir sem estourar a sinistralidade, além de implementar iniciativas que contribuam para a prevenção e contenção dos episódios eminentes que foram mapeados de forma preditiva. 

Após a escolha, é realizado um processo de gestão médica que acompanha a trajetória do uso do plano de saúde de cada indivíduo para o quanto antes encontrar padrões que destoem de um movimento saudável. Nesse momento, os médicos passam a atuar para orientar o beneficiário.

Isso inclui, por exemplo, encaminha-lo para o melhor prestador de serviço cadastrado para atender a sua particularidade na intenção de que ele tenha suporte durante o tratamento, o que diminui as chances de reinternação e representa um ponto de desperdício para o investimento. Ou ainda pensar em modelos de incentivo de prevenção mais inteligentes, como adotar diferentes políticas de coparticipação em casos crônicos ou grupos de risco. Essa junção entre a cobertura correta e o ganho em qualidade de vida e bem-estar gera, como consequência, menores reajustes anuais.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO