Ultima atualização 26 de agosto

Susep emite parecer sobre utilização de peças de carro em sinistros

Em carta-circular ao mercado segurador, a entidade esclareceu que as informações devem estar explícitas ao consumidor nas condições contratuais

A Susep enviou às seguradoras uma carta-circular sobre a utilização de peças nos sinistros de danos parciais dos seguros de automóveis.

O instrumento tem como base parecer jurídico da Procuradoria Federal junto à entidade e deixa claro que, para a autarquia, não há impedimento regulatório em relação à utilização de peças novas, originais ou não, nacionais ou importadas e até mesmo usadas no âmbito da Lei nº12.977/2014.

Segundo o diretor da Superintendência, Rafael Scherre, a ação da autarquia objetiva trazer segurança jurídica para o mercado e, dessa forma, ampliar a concorrência e a oferta de produtos de seguros aos consumidores. “A entidade quer esclarecer que não há entraves legais para a diversificação de produtos com opções diferentes de peças no reparo de veículos, desde que pactuado com o consumidor, trazendo mais pessoas para o mercado de seguros”, afirma.

O entendimento da Susep está em linha com o Artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90). A carta-circular ratifica que o consumidor precisa autorizar a utilização de peças não originais, mas que mantenham as especificações técnicas do fabricante e em quais componentes poderão ser utilizados os diferentes tipos de peças.

Confira a íntegra do documento.

Leia mais: Susep coloca em consulta pública minuta de resolução do CNSP

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO