Ultima atualização 19 de agosto

Seguro prestamista é opção contra inadimplência

Produto oferece proteção para consumidor que deseja proteger seus bens e deixar sua família livre de dívidas caso algum imprevisto ocorra, atendendo também aos interesses das empresas fornecedoras de crédito

EXCLUSIVO – Planejar o seu futuro financeiro e da sua família é importante em tempos de instabilidade econômica no País, pois uma boa gestão financeira deve levar em consideração os riscos envolvidos em ocasiões inesperadas, como o desemprego, invalidez e até mesmo a morte. Uma forma de garantir que nada saia do controle é através da contratação do seguro prestamista.

Este seguro representa um respaldo financeiro para as empresas que operam com crédito e tranquilidade para o segurado, que terá sua dívida quitada caso aconteça algum dos sinistros previstos na apólice, deixando a sua família livre de dívidas. O seguro prestamista pode ser igualado a uma proteção social para quem não tem patrimônio, pois evita a perda de algum bem adquirido caso a pessoa não arque com algum compromisso.

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o produto cresceu 25,5% no primeiro trimestre deste ano, sendo a maior expansão entre os produtos de seguro contratados no período. Em comparação, o seguro de vida cresceu 17,2%; o de viagem,11,7%; e o funeral 11,8%.

Leia mais: O seguro prestamista e a sua importância socioeconômica

De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), em 2018, a venda desse seguro somou R$ 11,3 bilhões, um aumento de 19,35% em relação ao ano anterior. A motivação desse crescimento se deve a dois fatores: um aumento na expansão do crédito e a necessidade de garantia maior contra a inadimplência por parte de bancos e varejistas e um maior entendimento da população sobre a necessidade de honrar seus pagamentos e não ficar com o nome sujo.

“Para o consumidor, a principal vantagem é a garantia de manter o bem adquirido em caso de evento coberto. Mas é importante ressaltar também as vantagens para as empresas, que contando com o recebimento das parcelas, podem oferecer crédito a um número maior de consumidores”, afirma Luis Reis, diretor de Afinidades da Zurich.

O produto é acessível a todas as classes econômicas, pois seu valor condiz ao valor da parcela do bem ou do empréstimo, em média de 5% a 8% do montante total. Na maior parte dos casos, são os bancos ou as financeiras que oferecem o produto aos clientes, que podem aceitá-lo ou não. Mas o consumidor também pode perguntar se é possível contratá-lo.

“Diante do cenário econômico do país, esse tipo de seguro se apresenta como uma ótima opção. Nada na vida é possível prever, por isso a contratação de um seguro prestamista é importante para que, caso algo aconteça, o segurado não fique desamparado e com o nome sujo na praça”, ressalta Francisco de Assis Fernandes, diretor comercial da American Life.

Além disso, outra diferença dessa modalidade de seguro é que o beneficiário nunca será quem contratou, mas sim a instituição financeira que concedeu o crédito. Contudo, caso o segurado assine uma apólice com um valor maior que sua dívida e ocorra algum sinistro, o débito é pago e o valor restante retorna para ele ou para a lista de beneficiários que ele pode incluir no contrato.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock