Ultima atualização 15 de agosto

Seguro de P&I é novidade na cobertura para riscos marítimos

Produto do IRB e Mapfre, que antes era encontrado apenas no exterior, é tema de encontro realizado nesta quinta-feira (15/08) em Manaus (AM)

O Brasil tem hoje mais de 4 mil embarcações comerciais, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Muitas, porém, não têm seguro. Uma das explicações era a necessidade de buscar, até o ano passado, cobertura no exterior para os riscos de responsabilidade civil que podem impactar os proprietários dessas embarcações.

De olho nessa fatia do mercado, o IRB Brasil RE e a Mapfre lançaram o seguro Proteção e Indenização (P&I), que oferece cobertura para riscos marítimos, uma modalidade, até então, pouco disseminada no país. Essa novidade será tema do “Encontro Cascos Marítimos”, que acontece em Manaus (AM), nesta quinta-feira (15), e reúne profissionais do setor.

Trata-se de um seguro bastante específico, que fornece cobertura a armadores, operadores e afretadores no que diz respeito às suas responsabilidades por perdas e danos causados a terceiros na operação comercial de embarcações. Antes só encontrado no exterior, o produto contempla embarcações de apoio marítimo – rebocadores e balsas – além de navios de carga, pesca e pesquisa.

Leia mais sobre: Fogo em embarcações: contribuição das seguradoras nos sinistros

De acordo com o gerente de Riscos de Transportes, Marítimos e Aviação do IRB Brasil RE, Flávio Hasenclever Borges, o produto oferece coberturas importantes para embarcações comerciais em operação. “O seguro de P&I garante cobertura para os riscos de responsabilidade civil dos armadores causados pelo navio, seja por colisão a outras embarcações, danos às cargas transportadas, poluição ambiental, avarias ao cais e a docas, lesão corporal da tripulação ou passageiros, entre outros. A apólice oferece um limite de cobertura de até 500 milhões de dólares”, explica.

O superintendente de Seguro Aero, Casco e Transporte da Mapfre, Carlos Eduardo Polizio, considera um avanço a comercialização desta modalidade de seguro no País: “Segundo o Plano Nacional de Logística, o transporte aquaviário é responsável por 16% do total dos deslocamentos de carga no Brasil. Outra atividade de destaque para contratação de seguro de P&I no País é o setor de embarcações de apoio marítimo e portuário, que merecem atenção por parte do mercado segurador”, conclui.

G.R
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock