Ultima atualização 02 de agosto

Seguro Auto Popular: uma alternativa para outra geração de veículos

Produto é oferecido por apenas duas seguradoras do mercado. O seguro auto popular pode ser alternativa para trazer novos consumidores para o setor

Exclusiva – Ao alcançar a maioridade, um desejo unânime entre os jovens era ter a habilitação e comprar o primeiro carro. Porém, entre as novas gerações, Y e Z, o carro não é considerado um bem necessário. Essas gerações preferem aproveitar as experiências dos serviços compartilhados, aplicativos e outros modos de locomoção.

Uma pesquisa feita pela Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologie, realizada em 17 países, aponta que 62% dos jovens da geração Y e Z utilizam o serviço de compartilhamento de transporte para locomoção; enquanto 55% dos brasileiros, dessa faixa etária, questionam a necessidade de ter um carro.

Segundo o Denatran, em 2014, 494,6 mil carteiras foram emitidas; em 2015, foram 418,9 mil; em 2016, 392,8 mil foram emitidas.

Imagem: Revista Istoé

Despesas com combustível, manutenção, custo para tirar a habilitação e, inclusive, o preço seguro do veículo, são gastos colocados na ponta do lápis que fazem o futuro cliente pensar duas vezes antes de ter um automóvel.

As seguradoras se esforçam para oferecer produtos mais baratos em seu portfólio, como o seguro Auto Popular, que atende a uma parcela da população que está interessada em ser mais sustentável e aproveitar os veículos que já estão disponíveis no mercado. Gilmar Pires, diretor da Azul Seguros, relata a importância oferecer um produto mais rentável. “Os produtos populares são fundamentais para a inclusão securitária do brasileiro, possibilitam ao consumidor contar com soluções simples sem pesar em seus respectivos orçamentos”, avalia.

Segundo dados da Susep, o seguro Auto Popular obteve alta em um comparativo 2018 x 2019, até maio.

Segmento Seguro Popular de Automóvel Usado – Comparativo 2018 x 2019 (até maio)
(Valores em Reais)

Pires atribui o aumento ao esforço das seguradoras em oferecer um produto que caiba no bolso do consumidor. “Acreditamos que apresentar um produto com coberturas essenciais e com condições de pagamento que caibam no orçamento é fundamental para possibilitar que novos consumidores, que ainda não têm seguro, possam proteger seu patrimônio com e contar com a orientação de um corretor de seguros habilitado”, cita.

Eduardo Minc

Eduardo Minc, diretor regional do Sincor-SP em Osasco, alega que o seguro Auto Popular pode ser uma boa alternativa para trazer os jovens novamente para o mercado. “Observamos os jovens de até 25 anos que não estão nem preocupados em tirar a habilitação. Eles gostam de andar de Uber, carro compartilhado e táxi. Realmente, o Auto Popular é a chance de pegar esse mercado que está escapando da mão do corretor”, afirma.

Entrave

Apesar da alta na adesão, o seguro Auto Popular não é tão difundido entre as seguradoras. Apenas duas comercializam o produto. Por ter uma baixa adesão das companhias, o seguro tem o crescimento limitado. “Acredito que por falha de divulgação, falta trabalhar o marketing do produto para que se possa alavancar as vendas do produto”, relata Minc.

Projeção

O seguro para veículos com preços mais acessíveis possui oportunidade de crescimento em virtude das particularidades do mercado. Segundo a Susep, o produto tem como intenção aumentar a oferta do seguro de automóvel para os usuários que possuem automóveis com idade mais avançada. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota brasileira é a mais velha dos últimos 18 anos.

Gilmar Pires

“Pelo atual cenário, esta é uma boa oportunidade de crescimento, em virtude das particularidades do mercado e da ainda baixa, porém crescente, inclusão securitária de milhares de brasileiros. Esse é um panorama que modificou com o passar do tempo, como podemos observar nos dados de comercialização do Azul Auto Leve, por exemplo, nos estados de São Paulo e Bahia. Ambos os estados, entre os meses de abril de 2018 e 2019, contabilizaram crescimento, o que mostra o interesse crescente neste tipo de produto diante do mercado”, conclui Pires.

Gabriel Rocha
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO