Ultima atualização 13 de agosto

A medicina que cuida do coração

As novidades em exames, diagnósticos e tratamentos cardiológicos serão destaque do II Simpósio Internacional de Cardiologia da Rede D’Or

Os recentes avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas serão apresentados no II Simpósio Internacional de Cardiologia da Rede D’Or São Luiz, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O Simpósio vai reunir mais de 90 especialistas dos centros de cardiologia, além de quatro palestrantes internacionais. A presidente da Comissão Organizadora, Olga Ferreira de Souza, explica que o evento é uma oportunidade para que os profissionais estejam atualizados sobre as inovações tecnológicas, possibilitando novos tratamentos e diagnósticos na área de cardiologia.“Serão discutidos temas relevantes da prática clinica diária do cardiologista através de casos interativos e conferências”, explica.

“A programação foi planejada para abarcar toda a complexidade que se tornou a nossa especialidade. Teremos, por exemplo, módulos de cardiometabolismo que envolve o tratamento do diabetes mellitus, obesidade, dislipidemias (colesterol elevado) arritmias cardíacas, doenças valvares, especialmente a estenose de válvula aórtica muito prevalente no paciente idoso, insuficiência cardíaca, doença coronariana aguda e crônica”, completa.

Estudos sobre infarto e anticoagulantes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares. No Brasil, a média anual chega a 350 mil, e o infarto e o AVC representam mais de 30% dos óbitos registrados. Um dos destaques da programação será justamente a mesa que terá a presença do cardiologista intervencionista do Medstar Washington Hospital Center Hector Garcia. Ele vai apresentar um estudo desenvolvido por ele que estabelece formas de prever quais obstruções coronárias vão evoluir para infarto. Bruno Bandeira, coordenador cientifico do Simpósio, explica que algumas pessoas podem ter placas de gordura nas artérias do coração, mas que nem sempre chegam a ser um risco de obstrução.

O coordenador da área de Hemodinâmica do Simpósio, Cleverson Zukowski, também destaca a mesa que vai tratar sobre os avanços em relação à troca de válvula aórtica. Ele explica que houve uma importante mudança na orientação sobre a realização da cirurgia. Antes, a troca da válvula por cateter era indicada apenas para pacientes de grande risco, enquanto que pacientes de baixo risco passavam pela cirurgia tradicional. “Mas, nos últimos anos, estudos evidenciaram que até pacientes de baixo risco se beneficiam do procedimento por cateter”, relata o coordenador de Hemodinâmica.

O resultado é que com a cirurgia por cateter diminui os riscos de complicações, a internação é mais rápida, bem como o retorno do paciente as suas atividades. Em uma cirurgia convencional, o paciente demoraria cerca de um mês para retomar a sua rotina. Por cateter, em uma semana ele já pode voltar aos seus afazeres.

Riscos de quimioterápicos para o coração

O papel do cardiologista em tratamentos contra o câncer também vai estar em debate. Olga esclarece que alguns quimioterápicos podem provocar alterações no coração como efeito colateral (cardiotoxicidade). “Com isso, há chances de alguns desses pacientes desenvolverem problemas cardíacos”, relata. Por isso, o Simpósio vai destacar a importância do acompanhamento cardiológico ao longo do tratamento oncológico, bem como estudos que apontam medicamentos que podem reduzir os efeitos cardiotóxicos.

Leia mais sobre:Cigarro é um dos maiores inimigos da saúde do coração

“É fundamental que os pacientes em tratamento do câncer e com risco de desenvolver cardiotoxicidade tenham acompanhamento cardiológico. Por isso que os hospitais da Rede D’Or possuem um protocolo de cardio-oncologia em parceria com a oncologia para um cuidado diferenciado nesses pacientes”, relata a cardiologista.

Simpósio estreia Jornada Multidisciplinar

Uma das novidades em relação à edição do ano passado é a realização da I Jornada Multidisciplinar. A proposta é não só promover atualização científica nos principais temas da Cardiologia, mas também propiciar a troca de experiência entre profissionais de diversas áreas e com isso fortalecer a inter-relação na prática diária.

As mesas contam com profissionais representantes das Unidades Rede D `Or São Luiz Brasil e vão reunir enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos, para debater a importância de uma equipe multidisciplinar na qualidade do atendimento e nos resultados alcançados. A Linha de Cuidado ao Paciente Submetido à Cirurgia Cardíaca e Métodos avançados no tratamento da Insuficiência Cardíaca são alguns dos temas que serão abordados ao longo da Jornada, que vai acontecer no segundo dia do Simpósio.

“Abordar a multidisciplinaridade é de extrema relevância, já que dentro da unidade hospitalar o cuidado ao paciente é realizado por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas. Nesse sentido, a integração entre esses profissionais é fundamental para promover uma abordagem mais ampla e resolutiva, garantir o melhor resultado e alcançar a expectativa do paciente”, explica a enfermeira e coordenadora da Jornada, Angelina Camiletti.

G.R
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock