Ultima atualização 08 de agosto

Fogo em embarcações: contribuição das seguradoras nos sinistros

O especialista Carlos Polizio explica a importância do seguro náutico na ação preventiva de sinistros, em trabalho conjunto com as marinas
Créditos: Adriana Cutino/G1
Créditos: Adriana Cutino/G1

EXCLUSIVO- Em um período de 30 dias o Brasil acompanhou dois incêndios em embarcações. O primeiro ocorreu em Bertioga, no dia 6 de julho e atingiu 5 embarcações de luxo. O segundo, em Angra dos Reis, aconteceu no dia 6 de agosto e atingiu uma embarcação na Praia da Chácara. Como as seguradoras utilizam um sinistro para investir em prevenção?

As perdas patrimoniais acendem a questão de qual deve ser o papel das seguradoras em casos como esses? Carlos Polizio, superintendente de seguros Aeronáutico, Cascos Marítimo e Transporte da Mapfre, relata que a apuração está entre as primeiras medidas cabíveis para uma análise completa do que foi perdido. “Não sabemos o que foi o causador do incêndio, quem foi o causador e nem a origem das chamas, é importante saber esses detalhes para que a seguradora saiba onde se encaixa a cobertura do seguro, seja da embarcação ou da marina”, explica Polizio.

“O incêndio faz parte da cobertura de seguro e, no segmento náutico, é um dos acontecimentos que nos chama mais atenção porque o material de que são feitas as embarcações é fibra, o que explica casos de grandes proporções”, completa. No caso de Bertioga, segundo o Corpo de Bombeiros, uma área de cerca 300 metros quadrados foi atingida.

Leia mais sobre: Grupo BB e Mapfre amplia portfólio de seguros náuticos

O trabalho conjunto de marinas e as companhias tem papel profilático contra o sinistro. O executivo reforça que a atuação da seguradora nas marinas deve ser constante. “O fato que ocorreu serviu para alertar ambas as partes. As marinas procuram fazer mais seguros; as seguradoras questionam os pontos relacionados à prevenção de acidentes, mas infelizmente, isso ocorre sempre depois que uma tragédia já foi concretizada”, declara.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (ACOBAR), existem hoje no país cerca de setenta mil embarcações de passeio e recreio. “Deste total, a estimativa é que apenas de 25% conte com uma proteção”, conclui o executivo.

Gabriel Rocha
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO