Ultima atualização 08 de agosto

É necessário enxergar colaborador como ser humano

Focando em qualidade de vida dos colaboradores, o Fórum de Benefícios debateu sobre a gestão de incentivos nas empresas e apresentou o resultados da Pesquisa de Benefícios Aon 2018-19

EXCLUSIVO – Para debater sobre os incentivos oferecidos pelas empresas aos seus funcionários e traçar um cenário sobre o setor da saúde suplementar no Brasil, a Aon realizou nesta quarta-feira a edição paulista do Fórum de Benefícios 2019. O evento, que está na sua 10ª edição e reuniu cerca de 800 pessoas, aconteceu no Auditório do Ibirapuera e terá suas próximas edições no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O primeiro painel “Panorama atual do mercado: visão Global Medical Trends 2019 e a coordenação de cuidado gerando resultado” foi realizado por Paulo Jorge, vice-presidente de Health & Retirement Solutions da companhia; e Marco Túlio, diretor médico. Durante a palestra, foi discutido sobre como a tecnologia afeta o dia a dia das empresas e os quais são os desafios da convivência intergeracional nas corporações, já que há uma tendência das pessoas permanecerem no mercado de trabalho por mais tempo e qual o impacto da Reforma da Previdência caso seja aprovada.

Os executivos também falaram sobre o atual sistema de saúde privada e de como é necessária ser feita a gestão desse benefício que 99% das empresas disponibilizam para os seus funcionários, segundo a Pesquisa de Benefícios Aon 2018-19, promovendo campanhas de apoio ao autocuidado para que seja possível continuar oferecendo um plano de qualidade aos colaboradores. “A inflação médica acumulou alta de 108%, enquanto o índice da inflação geral está na faixa de 42%. Isso significa que algo está errado e é preciso ser feita uma mudança em toda a estrutura, senão o sistema se tornará insustentável para as companhias”, afirmou Túlio.

Leia mais: Aon mobiliza funcionários para dia dedicado a ações voluntárias

Já no segundo painel, foi feita a apresentação dos resultados da Pesquisa, que em sua 12ª edição contou com 640 empresas participantes. Apresentado por Rafaella Matioli, diretora de Health & Retirement Solutions, e Carolina Pazianotto, gerente técnica da empresa, o estudo também mostrou que a maneira de controlar a jornada de trabalho como é conhecida está entrando em desuso. De acordo com a pesquisa, 38% das empresas no Brasil oferecem horário flexível, número que aumentou em 192% desde que a última edição foi publicada. “Com cada vez mais diversidade dentro das companhias, disponibilizar opções para o colaborador escolher aquela que melhor se atende às suas necessidades e fase de vida será um caminho importante para a atração e retenção de talentos” ressaltou Rafaella.

Para discutir sobre as tendências do mercado de benefícios e quais são os objetivos da geração milenium dentro das organizações, houve um debate entre Paulo Jorge e Leila Santos, gerente de Administração de Pessoal e Benefícios da Libbs Farmacêutica. Segundo Leila, a flexibilização dos incentivos oferecidos já é realidade em muitas empresas, pois elas estão buscando atender as demandas de um novo perfil de profissional. “Com o beneflex, na Libbs é oferecido além do salário uma pontuação para o colaborador, que irá poder fazer a escolha dos benefícios de acordo com o cardápio de ofertas que a empresa faz”, afirma à executiva.

O “Talk Show Inovação” apresentou cases de empresas que estiveram reunidas para debater a respeito dos avanços tecnológicos e a geração de novos serviços, influenciando nas mudanças comportamentais e auxiliando na nova realidade ligada à longevidade da população. Moderado por Ricardo Steiman, diretor executivo comercial da Aon e com a participação de Gustavo Gattass Ayub, especialista em Cloud e Inteligência Artificial da Microsoft; Michael Kapps, CEO da TNH Health; Priscila Siqueira, vice-presidente de Vendas da Gympass; Ricardo Salem Ribeiro, diretor médico na Care Plus; e Ricardo Frias, global benefits leader na Nubank; o talkshow também relembrou do uso dos dados como instrumento fundamental para tomada de decisão.

Segundo Salem, ao conseguir verificar quem tem mais probabilidade de desenvolver doenças graves no futuro, é possível implementar programas de promoção da saúde e prevenção de riscos que ajudem os usuários a serem mais saudáveis. Também foi lembrado durante o painel sobre a importância do cuidado com a saúde mental, já que de acordo com a OMS 11 milhões de pessoas sofrem com a depressão no Brasil. “É necessário ver o funcionário como pessoa, entender quais são suas necessidades e criar um ambiente de confiança para o colaborador”, ressalta Frias.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock