Ultima atualização 27 de junho

Por um mundo onde caibam vários outros mundos

O viés inconsciente é o pré-julgamento que fazemos a uma situação e/ou pessoa por conta de suas raízes, ensinou uma das palestrantes dos evento do Idis/AMMS

Exclusiva- Em evento realizado na quarta-feira, 26, a Escola Nacional de Seguros, em São Paulo, foi palco da palestra: Viés inconsciente: desconstruindo preconceitos. O debate, promovido pela AMMS – Associação das Mulheres do Mercado de Seguros, debateu a importância da diversidade dentro do mercado de seguros.

A palestra discutiu diversidade com o viés da psicologia e a conexão destes termos com o mercado de seguros. Na primeira parte da exposição do evento, Juliana Zan, superintendente da RH da Tokio Marine, explicou a utilização da expressão que deu nome ao tema. “O viés inconsciente é o pré-julgamento que fazemos a uma situação e/ou pessoa por conta de suas raízes.”

A executiva ressaltou a importância que o setor dá para o tema da diversidade. ”O mercado de seguros quer plantar uma semente e dar um passo a mais. Existe uma necessidade interna para tratar o assunto. Tanto a AMMS, o IDIS (Instituto pela Diversidade e Inclusão no Mercado de Seguros) e a CNseg possuem os mesmos interesses: fazer da indústria um lugar melhor. Os profissionais saem da faculdade e não pensam em trabalhar em uma seguradora, mas é um mercado extremamente poderoso. Nós precisamos nos reinventar porque a tendência é o mercado diminuir ou realmente as pessoas não quererem vir trabalhar aqui”, enfatizou Juliana.

A segunda parte do evento trouxe palestrantes que contaram como, de diferentes modos, as pessoas constroem a forma social, o viés inconsciente sobre elas. Flávia Bianco, professora da ENS, falou sobre as dificuldades cotidianas do que é ser uma mulher, mãe e trans. “Não tenho o apoio da minha família. Quando fiz a minha transição, expliquei para minha filha o que estava ocorrendo e assim obtive o apoio dela. Isso é o que importa”.

Leia mais sobre:Seguradoras buscam deixar o ambiente mais diverso

Oswaldo Nardini, gerente executivo do departamento Jurídico do Banco do Brasil e Mapfre, contou que as pessoas nunca o viam como capaz, por conta da dificuldade de locomoção. “Chegou um dia que não havia mais nenhum estagiário para ir ao fórum e, somente nessa ocasião, o advogado mandou eu ir até lá. Porém, ele teve uma surpresa, porque os outros advogados iam e não voltavam. Eu, ia, cumpria o meu trabalho e voltava”, explica.

Valéria Schmitke, presidente do IDIS, finalizou o encontro e apresentou a importância de um ambiente plural. ”O mercado de seguros tem que refletir o que é o povo brasileiro. Se o Brasil possui 54% de negros e pardos, o ideal é que haja a mesma proporção dentro do mercado. Se 52% do mundo é composto por mulheres, nós esperamos que as diretorias sejam compostas por mulheres. Se as pessoas têm o direito para escolher sua orientação sexual, no setor de seguros elas têm de ser livres. O nosso objetivo final é chegar a uma verdadeira equidade no mercado”, concluiu.

Gabriel Rocha
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock