Ultima atualização 24 de junho

Apoio à aceitação de veículos e à regulação de sinistros

Infocar aplica IA para apresentar informações sobre a procedência de veículos e a análise do casco para aceitação e regulação de sinistros

Duas novidades chegam ao mercado para contribuir com a política de aceitação e regulação de sinistro das seguradoras: Parecer Técnico Comercial de veículos baseado em IA e o aplicativo InfoVist (autovistoria).

A Infocar sempre teve foco em pesquisas voltadas para o mercado de seguros, como o Decodificador de Chassis, a Base de Veículos Ofertados em Leilão e a Pesquisa de Débitos e Restrições Veiculares. Agora, a pesquisa Parecer Técnico Comercial baseada em IA já está disponível para as empresas e traz uma nova aplicabilidade: informações que rastreiam a vida pregressa do veículo. Usando técnicas de mineração de dados e Machine Learning, o Parecer reflete os riscos comerciais do veículo no momento da consulta. Com ele, é possível prever fraudes e as desvalorizações por conta do histórico e pelas características do veículo.

A pesquisa devolve o grau de risco para o veículo contemplando as informações de automóveis ofertados em leilão e diversas outras informações restritivas, como histórico de vistoria negada, vinculação com loja de automóveis batidos, possíveis sinistros e quaisquer outros dados internos relevantes. Com estas informações aliadas à Inteligência Artificial, é estabelecida uma régua de risco, com índices que variam de mínimo a máximo.

Lançada em dezembro, esta inova- dora ferramenta tornou-se rapidamente importante para avaliação e aceitação de risco das seguradoras. Tanto para o mo- mento do cálculo quanto o da aceitação.

“O objetivo, dependendo do grau de risco do veículo, pode levar a companhia a recusar o seguro ou mesmo solicitar uma vistoria física do veículo”, exemplifica Daniel Figueiredo, diretor Corporativo da Infocar, acrescentando que ela já integra e auxilia bancos, seguradoras, consórcios, financeiras e redes de vistoria.

Autovistoria

Para o segundo semestre, a Infocar trará ao mercado um aplicativo para autovistoria, que servirá tanto para vistoria prévia quanto para regulação de sinistros. O Infovist é um produto White Label, que pode ser customizado com a “cara” da seguradora.

A ideia é que, quando uma seguradora aceitar um novo segurado ela pode optar e oferecer ao consumidor a possibilidade da autovistoria, que é menos custosa para a companhia e traz menos incômodo para o cliente, além da rapidez e economia no trânsito das informações “A seguradora não precisa criar um aplicativo próprio, o que demanda grande investimento e tempo de execução”, alerta Figueiredo.

A intenção da empresa é que a segu- radora, ao aceitar uma proposta, ao invés de mandar o cliente para a loja física, envie ao cliente um token (Código SMS) que dá acesso à autovistoria via web. Quando o cliente procede com a captação das fotografias e clica em “salvar”, o resultado da vistoria é imediatamente analisado pela IA, que envia os dados analisados diretamente para a segura- dora. “O aplicativo reduz a quantidade e os custos das vistorias físicas, reduzindo a burocracia e o tempo para o cliente final”, pontua Figueiredo.

O Infovist é personalizável (módulo, cores e interface) e não requer instalação por parte do cliente, pois funciona em qualquer celular (Android ou IOS). Ele realiza a leitura automática da placa e preenche todos os dados complementares do veículo. Os ângulos e a quantidade de fotos são customizáveis, conforme a necessidade de cada seguradora. O app possui geolocalização para confirmação do local da autovistoria, dupla leitura de OCR que lê as placas frontais e traseiras, travando inclusive a realização do processo em caso de inversão das fotos, pois o app sabe identificar quando a foto é da dianteira ou da traseira do veículo, o que permite maior confiabilidade na execução. A utilização por parte do cliente é simples, intuitiva e amigável. O grande diferencial é poder escolher os módulos adicionais exclusivos da Infocar, tais como incluir o Parecer Técnico Comercial baseado em IA na autovistoria, validação automatizada de CRLV, valor FIPE e estimativa de valor real do veículo, módulo de restrições online, dentre outras possibilidades. Isto faz com que a seguradora tenha um processo rápido e simples para o cliente, porém robusto e eficaz para seu processo de aceitação do veículo.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock