Ultima atualização 25 de junho

Afinal, o que significa o termo Open Insurance ?

Denise Ciavatta e Renato Terzi simplificam o termo que promete ser o futuro do mercado segurador

Exclusiva- Agilidade, rapidez e inteligência. Quando poderíamos imaginar pedir um táxi apenas pelo toque no celular? Hoje, podemos reservar uma hospedagem a quilômetros de distância, ou matar a saudade de alguém com uma simples chamada de vídeo.

No compasso das mudanças tecnológicas, o mercado de seguros busca simplificar para negociar. A ferramenta que visa juntar essas duas ações chama-se Open Insurance. Mas, afinal, o que isso significa? Renato Terzi, CEO da GR1D Insurance, especifica o termo: “O conceito Open refere-se a um modelo de negócios em que os produtos, serviços, informações e funcionalidades de uma empresa estão disponíveis para consumo de qualquer outra empresa – de forma segura e com o acordo de todos os envolvidos – de maneira muito simples”, relata.

Terzi ainda exemplifica o modo de utilização do mecanismo. “Por exemplo, um determinado produto de seguro viagem pode usar uma seguradora para o risco de vida e outra para o risco de perda de bagagens, mais uma empresa de assistência para os serviços emergenciais e assim por diante. Este modelo só é operacionalmente possível pois as empresas adotam um protocolo comum de integração tecnológica, que são as APIs (Application Programming Interfaces), uma tecnologia que faz com que todas as empresas “falem a mesma língua”.

Leia mais sobre: Open Insurance: o futuro aqui e agora

O executivo destaca que o funcionamento do Open Insurance é desenvolver o que as empresas precisam ou querem oferecer aos seus clientes. “A elaboração de soluções próprias se reduz e as empresas adotam soluções de especialistas, já disponíveis no mercado, como peças que montam o quebra-cabeças do serviço prestado”, completa.

 

Denise_Ciavatta

Denise Ciavatta, diretora de TI da HDI Seguros, destaca a importância da ferramenta para o mercado:” a partir do momento que eu tenho estruturada uma oferta, por meio dos APIs, posso me conectar a outra empresa que também possua plataforma capaz de fazer essa conexão. Nós ganhamos muito em agilidade e segurança no procedimento”, pontua.

No mercado financeiro, por exemplo, o Open Banking já é utilizado em países da União Europeia e no Reino Unido com a missão de empoderar o cliente. Ou seja, os dados bancários vão passar a pertencer aos consumidores, não mais às instituições financeiras. A mudança agrada, visto que o Banco Central irá regulamentar a iniciativa brasileira a partir do segundo semestre de 2020.

A diretora da HDI opina sobre o futuro da ferramenta para o mercado segurador: “acredito, cada vez mais, na adoção das APIs por parte da indústria. É importante citar a padronização. Isso requer uma organização mais ampla porque a partir do momento em que padronizamos deixam de ser acordos bilaterais e passam a ser uma iniciativa da indústria”, conclui.

Gabriel Rocha 
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock