Ultima atualização 10 de junho

Afinal, o que é o seguro de vida “Universal Life”?

O setor securitário continua na luta pela aprovação do seguro de vida “Universal Life” (Vida Universal). A modalidade, muito difundida e comercializada nos EUA, é um seguro híbrido, com mais flexibilidade que sua geração anterior, o Whole Life (Vida Inteira).

A resolução 344 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) que criou o produto Vida Universal no Brasil ainda depende de algumas definições e ajustes da Receita Federal e da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Principalmente com relação à tributação do produto, uma vez que nasceu sem tipologia tributária definida.

Nos Estados Unidos, o “Universal Life” permite que o segurado aumente ou diminua do Capital Segurado. Ou seja, é possível alterar valores e frequência dos prêmios pagos, reduzir ou suspender o pagamento de prêmios e usar o valor da reserva constituída para quitação dos prêmios, ou até mesmo encerrar o pagamento e ter o capital segurado gradativamente reduzido. Além disso, parte do valor do prêmio é destinado ao capital de risco e parte ao capital de acumulação por meio de um fundo.

O entrave na aprovação do “Universal Life” dificulta e muito o dia a dia dos corretores de seguro no Brasil. A SUSEP havia informado que a circular oficial para regulamentação do produto seria divulgada em abril de 2018, o que não aconteceu.

A aprovação do Universal Life abriria um leque de oportunidades para o setor securitário.

No Brasil, sabe-se que o Vida Universal será oferecido de duas formas: Capital Segurado Constante e Capital Segurado Variável. No Capital Segurado Constante, o capital segurado de risco é recalculado ao longo da vigência do seguro, em função da variação do capital segurado de acumulação, com o objetivo de que a soma de ambas as parcelas se mantenha equivalente ao valor do capital segurado inicial contratado. (Ilustração do gráfico)

Já na modalidade Capital Segurado Variável, o capital segurado total da apólice será equivalente à soma do capital segurado de risco e do capital de acumulação, ou seja, o capital segurado total sofre variações ao longo da vigência do seguro e o capital segurado de risco permanece linear.

O fundo atrelado ao capital de acumulação ser um FIE (Fundo de Investimento Especialmente Constituído ou o Fundo de Investimento em Quotas de Fundos de Investimento Especialmente Constituídos), cujo único quotista é a própria seguradora.

O produto, se bem regulado e tiver suas principais características licitadas pela Autarquia ou pela Receita Federal, poderá ser uma opção extremamente interessante e inteligente para os segurados. Além de exigir um profundo conhecimento técnico e específico do profissional do mercado.

Raphael Vivas, sócio da Fly Martins, corretora franqueada da Prudential do Brasil

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO