Ultima atualização 30 de maio

Susep: mais eficiência e menor preço para o consumidor

Em entrevista coletiva em São Paulo, Solange Vieira, superintendente da Susep, avisa que o mercado deve andar com suas próprias pernas.

– EXCLUSIVA – Solange Paiva Vieira assumiu a Superintendência de Seguros Privados há dois meses e promete mudanças na autarquia. Apesar de ainda estar em fase de aprofundamento no tema, ela já adianta que seu trabalho será no intuito de aumentar a participação do seguro no PIB e na redução dos custos administrativos do setor, para que o preço final ao consumidor também caia. “Estamos revisitando o marco regulatório para saber se este alto custo acontece por falhas na regulação ou por pouca concorrência”.

Internamente, a Susep passa por uma fase de reestruturação, pois está sendo preparada para a junção com a Previc, responsável por planos de previdência fechada. A minuta da fusão já está com o Ministério da Economia e agora é lá que será decidido se isso acontecerá por meio de Medida Provisória ou por Projeto de Lei. A autarquia contará com quatro diretorias

Leia mais: Solange Vieira toma posse como superintendente da Susep

Outra norma que deve entrar em consulta pública em junho é a que regulamenta a atuação das insurtechs, com condições mais flexíveis para as empresas entrantes no mercado. Para agosto e setembro deve entrar na pauta também a norma de Sandbox. “Acreditamos na revolução tecnológica que está acontecendo e queremos estar junto ao setor neste processo”, afirmou Solange.

O objetivo da Susep é criar um laboratório para pequenas empresas nascerem, com regulação específica, para que elas tenham condições de iniciar sua operação no mercado, se desenvolverem e serem compradas. “Para entrar nesta Sandbox haverá regras, com o objetivo de atender ao consumidor de forma satisfatória e preços justos”, ressaltou a superintendente.

Outro ponto abordado pela líder do setor é o seguro DPVAT. Segundo Solange, da forma como está não é bom para ninguém. “Ele tem um alto índice de reclamações e cria uma série de problemas por ser um monopólio”, pontua.

Solange ressaltou que o papel do corretor de seguros é muito importante. Ela sinalizou, entretanto, que é necessário desenvolver estruturas de seguros mais simples, para aquisição de forma direta e, por isso, haverá uma natural migração dos corretores para produtos mais complexos.

“Nossa função é de ouvir as demandas do setor. Temos que ser rápidos, independentes, tentando adotar um caminho sem tendências. Se tiver alguma, tem que ser a do consumidor”, avisou Solange.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO