Ultima atualização 28 de maio

Seguradora alerta sobre conceito da medicina preventiva para mulheres

Seguradora alerta sobre conceito da medicina preventiva para as mulheres

Nesta terça-feira, 28 de maio, são celebrados o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, datas que alertam para a importância da medicina preventiva na saúde feminina. Reforçando seu compromisso com o tema e conscientizando a sociedade para os possíveis problemas de saúde que as mulheres podem enfrentar, o Porto Seguro Saúde apresenta três dicas importantes destinadas para que elas se mantenham saudáveis fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

Previna-se de doenças crônicas

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as doenças cardíacas isquêmicas são as principais causas de morte da população feminina brasileira entre 30 e 69 anos.

Dentre as cinco principais causas de óbitos, quatro possuem fatores de risco em comum: tabagismo, atividade física insuficiente, uso nocivo do álcool e falta de alimentação saudável. Por isso, não fume, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas regularmente, procure controlar o preso e adotar práticas para o gerenciamento do stress. Além disso, é fundamental manter uma rotina de consultas e exames preventivos.

Cuide da sua saúde sexual

Segundo o Ministério da Saúde, a sexualidade engloba um conjunto de aspectos que envolvem o prazer, o desejo, a ternura e o amor. Como definição, saúde sexual nada mais é que ter uma vida sexual prazerosa e segura, através das informações para prevenção das DST’s. Por isso, é fundamental que a mulher, independentemente da idade, realize os exames preventivos e consulte-se regularmente com o ginecologista, além, é claro, de manter os cuidados com a higiene íntima e prevenir-se de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, especialmente pelo uso da camisinha.

Se você tem o desejo de ser mãe, planeje e vivencie uma gestação saudável

O planejamento reprodutivo é um importante recurso para a saúde das mulheres, pois além de contribuir para uma prática sexual mais saudável, possibilita um intervalo seguro entre as gestações e a recuperação do organismo após o parto. Além disso, o planejamento colabora para as melhores condições para a mulher cuidar dos filhos e realizar outras atividades.

Além dessas dicas, é importante ficar atenta, dentre outras situações, com relação ao seu calendário de vacinação. Não é só porque você atingiu a idade adulta que não é mais necessário se vacinar. O Calendário Nacional abrange não apenas a vacinação de crianças, mas todas as idades. Dentre os exemplos que podem ser citados, estão a vacina contra o HPV, que permite proteção já entre as adolescentes, e a vacina DTPA, destinada às gestantes – ambas que contribuem para a prevenção do câncer do colo de útero.

G.R
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO