Ultima atualização 08 de maio

Mercado incentiva atuação dos corretores de planos de saúde

Em momento oportuno, corretoras de benefícios e operadoras de saúde apostam na formação profissional de corretores e interessados em iniciar no ramo

O corretor de planos de saúde é o profissional habilitado, que possui entre suas atribuições, a função de intermediar a contratação dos planos de saúde e odontológicos. Comprometido em prestar uma consultoria completa de custo-benefício, oferece para o cliente um serviço de qualidade, atendendo às suas necessidades e expectativas, além de aconselhar e dar suporte técnico após a concretização da venda.

“A forma de atuação é variada podendo ser exercida em regime CLT ou de forma autônoma através de RPA ou CNPJ, sendo este último o modelo mais comum, em virtude da remuneração ser mais atraente. Portanto, os corretores de planos de saúde, em sua grande maioria, não cumprem horário nem estão obrigados a manter fidelidade a uma única plataforma de vendas”, relata Rosa Antunes, presidente da Acoplan e diretora da Viacorp Corretora de Seguros. Segundo ela, é bastante comum, inclusive, corretores que desempenham essa função paralelamente a outra atividade, como forma de ganhar um dinheiro extra no fim do mês. “Mas há também aqueles especialistas, que se dedicam exclusivamente à corretagem de planos de saúde”, diz.

É o corretor quem vai até o cliente, conversa sobre as necessidades e apresenta as opções de planos de saúde mais adequadas. “O corretor também auxilia o cliente no preenchimento das propostas físicas ou online e os leva ou transmite para a corretora, como a empresa faz, por exemplo. A corretora realiza uma revisão do contrato para posterior implantação na operadora. Assim que o contrato é cadastrado, é gerado um boleto diretamente para o cliente, que ao pagar, faz com que a operadora identifique a plataforma e proceda o devido repasse para o corretor, que recebe seu comissionamento”, conta a especialista.

Esse mercado pode ser muito promissor para o corretor. A remuneração é por comissionamento com base na produtividade. De acordo com Rosa, cada operadora paga um comissionamento diferente, com base nos seus custos comerciais e, dependendo da necessidade de cada uma em volume de vendas, quanto maior a comissão, mais será atrativa e despertará o interesse do corretor em promover aquele determinado plano de saúde. “Os ganhos podem variar dependendo também do tempo de carreira do profissional. Corretor iniciante consegue ganhar em torno de R$ 2.500,00 podendo faturar até R$ 50.000,00 em virtude da experiência e do volume da carteira”, afirma.

Para a presidente da Rosa, as vantagens de atuar como corretor de planos de saúde é que o profissional é o seu próprio chefe, possuindo horários flexíveis e trabalhando de forma independente; tem rotina desafiadora, devendo usar sua persuasão, carisma e organização para prospectar seus clientes, pois dele depende o sucesso do negócio; e é financeiramente gratificante, podendo obter uma sólida carreira no setor.

“Com os períodos de crise, grande parte da população deixou de ter planos de saúde, mas agora o mercado está aquecido. A tendência é voltar crescer e os usuários que deixaram de ter comprar novamente. Criatividade às operadoras de planos de saúde não está faltando, há duas delas com produtos ambulatoriais que irão competir diretamente com as clínicas populares. Os corretores que já atuam no setor devem investir em mais treinamentos na saúde e ampliar o leque de produtos, como o odontológico e o seguro de vida, para esse novo momento, pois exige mão de obra mais qualificada. A tecnologia é nossa aliada e trará mais benefícios para o setor”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO