Ultima atualização 30 de maio

Instituições de saúde terão que se adequar para enfrentar LGPD

Especialistas acreditam que o vazamento de informações será um sério problema a ser enfrentado no setor

A LGPD e seus impactos no mercado da saúde foi debatida pelo Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde – Capítulo Paraná (CBEXs-PR) no dia 23 de maio, no auditório da FAE Business School, em Curitiba, com o líder do Projeto LGPD do Grupo Marista, Luciano Johnson, e o advogado e consultor associado do escritório Marins Bertoldi Advogados na área de Direito Digital e Tecnologia, Rafael Almeida Oliveira Reis, e teve como moderadora a vice-presidente da Associação dos Hospitais do Paraná e membro do CBEXs—PR, Márcia Rangel.

A Lei 13.709/2018 começa a valer em fevereiro de 2020 e já preocupa a área de saúde. “O assunto é tão relevante e atual que tem preocupado não só a área de saúde como as empresas e impacta também as Prefeituras e os Governos”, alerta o advogado Rafael Almeida Oliveira Reis. A LGPD cria uma regulamentação com o uso, proteção e transferência de dados pessoais no Brasil, tanto no âmbito privado como público, e estabelece de modo claro que são as figuras envolvidas e quais suas atribuições e penalidades no âmbito civil, que podem chegar a multa de R$ 50 milhões por incidente. A lei está baseada nos direitos fundamentais de liberdade e privacidade como a livre iniciativa e o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Vazamento de dados

Johnson, que apresentou o trabalho que vem sendo implantado nas instituições do Grupo Marista com relação à LGPD, acredita que o vazamento de dados será a principal questão da lei no Brasil. Ele fez um paralelo com a Europa, em especial a França, onde a maioria das multas da lei de proteção de dados é por vazamento de dados. Ele exemplificou a facilidade de se vazar informações de um hospital através do WhatsApp utilizado por um grupo de médicos. Johnson acredita que no Brasil, a nova lei funcionará através de denúncia. Por sua vez, Reis acha que a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados não terá estrutura para fiscalizar em todo o país. Segundo Reis, outros órgãos poderão ajudar na fiscalização, como por exemplo, os Procons.

Capacitação

O líder do Projeto LGPD do Grupo Marista afirmou ainda que é preciso capacitar as pessoas dentro das empresas e instituições para proteger os dados. Inclusive não só para os dados digitais como para os papéis ou documentos que devem estar protegidos. “Os dados vazam facilmente”, alertou, acrescentando que a área de Saúde já é alvo do ransomwares, tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor de resgate. Para ele, é preciso saber onde estão as armadilhas dentro da instituição ou da empresa para identificar onde podem acontecer os vazamentos de dados.

Leia mais sobre: LGPD: encontre as respostas para as perguntas certas

Preocupação

Márcia Rangel, como moderadora do debate, manifestou sua preocupação com o vazamento de dados na cadeia da Saúde. “O que nos preocupa é que os hospitais são depositários de dados sensíveis para a cadeia de Saúde que tem diversos segmentos. Como vamos nos prevenir de toda essa cadeia para os dados não serem utilizados indevidamente?”, questionou. Segundo o advogado Rafael Almeida Oliveira Reis, todos da cadeia de Saúde são responsáveis solidários pelos dados. “Na lei tem o controlador e o operador de dados. É preciso verificar, fazer um filtro com os fornecedores, se eles estão em compliance, se têm governança corporativa”, observou.

O presidente do CBEXs-PR, Claudio Enrique Lubascher, encerrou o evento ressaltando a importância e a vastidão do tema e afirmou que a LGPD deverá ser assunto de próximos debates. Lubascher destacou que há ainda grande desconhecimento da lei e o debate vem justamente promover um maior conhecimento entre os participantes e uma discussão apartidária para o crescimento das instituições.

G.R 
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock