Ultima atualização 16 de maio

Acesso aos planos odontológicos estimula maior cuidado bucal

Mais barato que o plano de saúde, o plano odontológico acaba despertando o interesse das empresas, que optam por uma alternativa mais adequada para a empresa e o trabalhador

ATUALIZADO EM 16/05/2019, ÀS 09:34

EXCLUSIVO – Apesar dos números da saúde suplementar continuarem expressivos, a adesão aos planos de saúde sofreu uma queda. Como alternativa, os planos odontológicos são financeiramente mais acessíveis, o que motivou o seu crescimento.

Segundo o IESS foram realizados mais de 186 milhões de procedimentos odontológicos e o setor superou a marca histórica de 22,6 milhões de beneficiários, em 2017 (5,2% a mais do que em 2016). “Na contramão dos planos de saúde, o plano odontológico encontra espaço para um crescimento positivo”, é o que alerta Marcos Novaes, economista-chefe do Sinog. “É possível fazer com que caiba no bolso das pessoas, porque o produto tem atratividade bastante interessante. Ele resolve quase todos os custos odontológicos, tirando alguns itens como prótese e alguns tratamentos estéticos. É importante para uma população que valoriza a saúde bucal”, relata.

Por ser mais barato que o plano de saúde, o plano odontológico acaba, também, despertando o interesse das empresas, que optam por uma alternativa mais adequada para a empresa e o trabalhador.

 Mesmo com ventos soprando a favor, as empresas ainda sofrem com a falta de conscientização da saúde bucal. Segundo o IBGE, 55,6 % das pessoas não consultam regularmente o dentista. Novaes ressalta o empenho das empresas para a inclusão social e incentivo na criação de uma cultura de cuidado com a higiene bucal. “Temos o hábito de visitar o dentista apenas quando o caso se agrava. Por outro lado, o brasileiro busca muito o dentista pelo aspecto estético. É importante ver o quanto o brasileiro valoriza a questão dentária”, explica Novaes.

Ele ressalta que “cientes disso, empresas e as operadoras de planos de saúde já trabalham com um programa de prevenção, promoção e começam a levar as pessoas ao consultório para fazerem a limpeza, o que é muito mais simples, para que elas não precisem partir para um tratamento mais invasivo”, argumenta o executivo.

O Brasil se destaca por ter o maior número de dentistas do mundo. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), os dados de 2010 mostram que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais possuem mais de 57% dos profissionais.

Para Armando Rodrigues, diretor comercial da DentalPar, o auxílio prestado pelas companhias estimula a aquisição de novos usuários. “Nosso maior desafio é a conscientização maior por parte de toda cadeia que envolve o setor. Precisamos mostrar aos profissionais e beneficiários da área a importância da saúde bucal para toda população”, alegou.  

Observando possíveis projeções para o ano, o economista-chefe do Sinog é cauteloso. O conturbado cenário econômico, a volatilidade com que as coisas se modificam impedem uma projeção a curto prazo. “Temos tanta coisa no mês que estamos trabalhando a longo prazo. Nossa projeção é para 26,1 milhões de pessoas até 2020. O que dá uma projeção que significa crescer o cerca de 4% ao ano (dezembro/ 2018 a dezembro 2020). Agora, caso algumas reformas sejam aprovadas, a projeção sobe para dois dígitos ao ano”, finaliza.

Gabriel Rocha 
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock