Depressão e ansiedade, entre outros transtornos mentais, afetam significativamente a população. Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a depressão é a principal causa de incapacidade e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram desse transtorno no mundo. No Brasil, os dados mais recentes da Previdência Social indicam que são concedidos mensalmente, em média, 8,4 mil benefícios de auxílio-doença por episódios depressivos ou transtorno depressivo recorrente e outros 2,3 mil por transtornos de ansiedade. Juntos, esses males representam 56% dos auxílios-doença por transtornos mentais e comportamentais.

Leia mais: Relação entre seguro e qualidade de vida

Para orientar e engajar colaboradores em hábitos de vida saudáveis, a Sompo Seguros  promove nessa terça-feira atividades voltadas à saúde mental de seus colaboradores. Na programação estão atividades de Meditação/Mindfullness e Teste de Resiliência. As atividades fazem parte da semana #CultiveBem-Estar, iniciativa pela qual os colaboradores da companhia são convidados a participar de atividades voltadas ao bem-estar e qualidade de vida sob pilares como Ergonomia, Saúde Mental, Saúde Nutricional e Tabagismo. “Essa iniciativa visa incrementar e trazer mais conscientização sobre a importância de as pessoas estarem atentas aos hábitos saudáveis em diferentes aspectos da vida. A Sompo já conta com um programa estruturado de qualidade de vida, que visa incentivar os colaboradores a buscar atividades esportivas e de lazer que atendam às suas necessidades na integralidade”, destaca Roberta Caravieri, superintendente de RH da empresa.

As atividades dessa terça-feira serão:

Meditação/Mindfulness: Na atividade serão passadas dicas e práticas de exercícios de meditação para manter o foco e atenção plena no presente para o controle do estresse e saúde mental.

Teste de Resiliência: Por meio desse teste, é medido o quociente de resiliência, capacidade do ser humano de se restabelecer ao enfrentar obstáculos da vida. O teste foi desenvolvido segundo estudos no campo da psicologia, que apontam que a resiliência é composta de sete fatores, sendo eles: administração das emoções (capacidade de se manter calmo sob pressão), controle dos impulsos (habilidade de não agir sem pensar), otimismo (motivação para busca de soluções e recuperação), análise do ambiente (habilidade de identificar um problema e suas causas), autoeficácia (convicção de ser eficaz nas ações) e alcançar pessoas (habilidade de se conectar a outras pessoas para propiciar soluções para as adversidades da vida).

Próximos dias

Nos dias 29 e 30 estão programadas atividades voltadas à área de nutrição (Quiz Nutricional + Mitos e verdades da Alimentação e Mindfullness Eating/Comer com atenção e Jogo de Hábitos Alimentares) e no dia 31 (sexta-feira, Dia Mundial de Combate ao Fumo), os colaboradores recebem orientação de uma psicóloga sobre os riscos, a dependência, vantagens e dicas para parar de fumar, evitar o ganho de peso e a recaída. Na ocasião também terá um boneco Cigarrão e os colaboradores poderão fazer o exame de peak flow expiratório, que é um tipo de “bafômetro” por meio do qual é possível medir a capacidade respiratória, que sofre a influência dos efeitos do cigarro.

Sobre o Programa de Qualidade de Vida

O Programa de Qualidade de Vida da empresa contempla uma série de iniciativas. Uma delas é o Programa de Apoio ao Empregado (PAE), por meio do qual os colaboradores de todo o Brasil e seus familiares podem obter um atendimento especializado (psicólógico, jurídico, financeiro etc.) por meio de um telefone 0800, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento é feito por profissionais especializados e totalmente confidencial, para preservar a individualidade do participante. Dependendo da complexidade e do número de seções necessárias, a pessoa pode ser direcionada para um atendimento presencial. A companhia também organiza atividades como grupos de corrida, aulas de zumba e yoga, pilates além de contar com parceria com a Gympass, por meio da qual colaboradores e familiares podem aderir à atividade física de sua preferência parcialmente subsidiado pela seguradora. “Entendemos que para produzir bem, ser criativo e ajudar a empresa a cumprir seu papel na sociedade, nossos colaboradores também precisam estar bem em todos aspectos da vida. Por isso nosso programa contempla o incentivo a atividades esportivas, de integração familiar, entre outros aspectos. Com isso, não apenas os colaboradores ganham saúde e tranquilidade no dia-a-dia, mas também ganha a empresa em termos de produtividade, eficiência, bom ambiente de trabalho, etc”, ressalta Adriana Martins de Oliveira, coordenadora de Qualidade de Vida da companhia.

N.F.
Revista Apólice

Deixe uma resposta