Ultima atualização 23 de abril

Previdência privada: remuneração ou investimento?

Incertezas rondam mercado e população sobre aprovação da reforma da previdência. Mas o que significa esse tipo de aplicação?

Diante das incertezas que rondam a aprovação da reforma da previdência, é de se esperar que muitas pessoas comecem a pensar em um plano previdenciário como alternativa de remuneração futura. Mas o que significa esse tipo de aplicação? No dicionário, previdência significa a habilidade de prever o futuro.

Em geral, quanto antes se começa a pensar nisso, melhor é o resultado. Enquanto os mais jovens têm o tempo ao seu favor, quem já tem mais idade tem a vantagem de ter mais poder aquisitivo e uma visão de mundo mais tranquila e paciente, o que é sempre favorável quando se fala em investimentos.

Helen Vogt

Estamos muito acostumados a ouvir o termo previdência se referindo à área pública. Seguridade Social: trata-se de um conjunto de medidas públicas que tentam garantir o poder de compra da população mesmo quando ela não pode mais contribuir socialmente com o seu próprio trabalho.

Apesar do objetivo, sabemos que a previdência pública é em muitos aspectos minimamente questionável e que os valores pagos pela aposentadoria pública mal garantem a subsistência de quem se aposenta. Quem não criar o seu próprio plano, com uma aposentadoria complementar, está fadado a ter seus anos de velhice com dificuldades financeiras.

Os dois tipos mais conhecidos no mercado: o PGBL e o VGBL. O primeiro é mais indicado para aqueles que fazem a declaração do IRPF completo. Com ele, poderá ser feita a dedução de até 12% da base tributável e paga-se menos imposto a curto prazo. O segundo é mais indicado para quem pensa no longo prazo já que ao final do plano existe a necessidade de pagamento de IRPF sobre o valor auferido, diferente do PGBL, que paga o imposto sobre o montante total investido. Em geral, a diferença entre as duas é a tributação.

Uma previdência privada é, sim, um investimento e deve ser encarada como tal. O ideal é nunca esquecer de que se trata de um dinheiro que você está guardando com a expectativa de que ele tenha bons rendimentos e que será resgatado no futuro.

Sobre a autora

Helen Vogt, líder da área de Previdência da Messem Investimentos

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock