Ultima atualização 04 de abril

Modelo de saúde deve se concentrar no paciente

Debate promovido pelo CBEXs-PR reuniu profissionais para discutir modelos de valor que priorizem o paciente e a medicina mais sustentável e viável

Sul – “Como agregar valor ao sistema de saúde” foi o tema do debate realizado pelo Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde – Capítulo Paraná (CBEXs-PR), em Curitiba, com a participação do presidente da entidade e CEO do Hospital Santa Cruz como moderador, Claudio Enrique Lubascher; a gerente médica do Escritório de Gestão de Valor do Hospital Israelita Albert Einstein, Marcia Makdisse; o superintendente de Relacionamento com Prestadores e Clientes da Região Sul da SulAmérica, Celso Boaventura; o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Carecycle, William Marandola; e o gerente médico do Hospital Santa Cruz, Rafael Moraes.

Lubascher ressaltou a importância de ter o paciente como foco principal no sistema de saúde. “Não há saúde se não for focada no paciente, no que de fato agrega valor para ele. A boa medicina custa mais barato, tem menos desperdício e está centrada no paciente”, apontou, acrescentando também sua preocupação com a necessidade do sistema de saúde se autofinanciar no País.

Marcia Makdisse apresentou o case da implementação do escritório de valor no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e destacou que “saber pilotar as iniciativas” é o princípio para a transformação necessária e a implantação do valor no sistema de saúde. O modelo de transformação de valor do Einstein foi baseado nos propósitos do professor da Harvard Business School e autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, Michael Porter; da Professora Elisabeth Teisberg, diretora executiva do Instituto de Valor da Dell Medical School; e do médico e expert em políticas de saúde americano, Thomas H. Lee.

A gerente médica do Einstein discorreu sobre as diversas iniciativas tomadas para mudar e melhorar o sistema de saúde, por meio da transformação de um sistema que remunera por atendimento (Fee-for-Service) para um que remunere pelos resultados alcançados e gere valor para o paciente e para o sistema de saúde como um todo (Fee-for-Value). Dentre as iniciativas de Value Based Health Care (VBHC) em implementação no Hospital Albert Einstein, destaca-se a criação de novos modelos de remuneração baseados em valor, tais como os Bundles, nos quais um valor único é cobrado par um episódio ou ciclo completo de atendimento, incluindo a avaliação inicial, a internação para realização da cirurgia e uma garantia após a alta em caso de complicações. Além disso, outras áreas de atuação do escritório de gestão de saúde são a avaliação de performance médica, a padronização de desfechos, a geração de conhecimento, e as análises de custo ao nível das condições clínicas.

Celso Boaventura, da SulAmérica, observou que é preciso repensar alguns desafios do sistema de saúde e destacou que o mercado oferece hoje toda a gama de serviços que não seria o modelo ideal para se trabalhar com o conceito de valor em saúde. “Devemos privilegiar o que cada serviço faz de melhor. Para quem paga e toma serviços é complexo quando tem muitos provedores de serviço, oferecendo vários tipos de procedimento com custos pouco explicáveis”, ponderou. Também afirmou sobre a importância do paciente estar no centro dos cuidados e a necessidade de promover as mudanças no sistema. “Precisamos quebrar barreiras, correr riscos, arriscar novos modelos de remuneração e não ter medo de errar ou errar juntos”, disse Boaventura.

William Marandola, da Carecycle, falou sobre o engajamento do paciente como garantidor de modelos baseados em valor. “O engajamento do paciente é importante porque ele define o desfecho”, acredita. Ele citou que uma das medidas para alcançar esse objetivo é criar comitê de pacientes no hospital e usá-lo como celeiro para o desenvolvimento de novos produtos. Disse também que o sistema de saúde melhora quando há coordenação do cuidado e a comunicação é centrada no paciente.

Rafael Moraes apresentou no debate a experiência do Hospital Santa Cruz e seu modelo de valor através da melhoria da governança clínica, investimento em equipes multiprofissionais, melhores desfechos, entre outras medidas. Ele reforçou a ideia que “a boa medicina é medicina mais barata”, havendo necessidade de sempre buscar a excelência, e “praticar a medicina dentro do mais alto padrão científico e tecnológico”.

Segundo Moraes, o hospital está hoje estudando linhas de cuidado e investindo na gestão de saúde ambulatorial para evitar internamentos. Além disso, o Santa Cruz está migrando para outros modelos, além da remuneração Fee-for-Service, reestruturando o plantão de emergência e acompanhando ainda a velocidade da tecnologia aliada à saúde de valor com médicos hospitalistas. Atualmente houve redução de 41% de encaminhamentos de pacientes à UTI, menor utilização de antibióticos e queda drástica de 53% da infecção global do hospital, além de ter caído de 3,6 para 3 dias a permanência do paciente. Em fevereiro deste ano, o hospital atingiu 91% da satisfação dos pacientes com NPS (Net Promoter Score) de 61%.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO