Jayme Garfinkel

Após 47 à frente da Porto Seguro Seguros, Jayme Garfinkel decidiu se dedicar a novos projetos pessoais, como viajar mais e se dedicar ao trabalho na Federação. Em seu lugar na presidência do Conselho de Administração da Porto Seguro assumirá Bruno Garfinkel, a partir de 31 de maio.

Com a rotina menos ligada aos escritórios, Jayme terá mais tempo para cuidar também do Instituto Ação pela Paz, iniciativa que auxilia ex-presidiários ao ingresso no mercado de trabalho. “O Instituto faz uma coisa que é muito importante, trabalha pela diminuição da reincidência criminal no Brasil. Quero ter mais tempo para me dedicar a isso. Temos muita coisa para fazer, a questão dos valores no nosso País. Ter tempo livre vai ser bom para me dedicar as coisas que importam”, afirma Jayme.

Bruno Garfinkel, ressalta a importância de consolidar uma transição segura para continuar obtendo resultados como o do quarto semestre de 2018, onde a empresa alcançou 1,3 bilhão de lucro líquido, um aumento de 34% em relação ao semestre anterior. “Meu pai é meu conselheiro desde que nasci, espero que continue assim até meus 100 anos de idade. A ideia agora é continuar tudo o que havíamos planejado, com a ajuda do Roberto Santos, o principal executivo.”

Sobre o futuro, o clima é de continuidade. Entretanto, a carteira de seguro de automóveis, carro chefe da Porto Seguro, é uma das que mais sofreram nos últimos anos com a queda da produção de automóveis, a crise econômica e a mudança do mindset dos novos consumidores.

“Entendo que todos falam sobre as mudanças no seguro automóvel. Entretanto, esta ansiedade geral está muito ligada ao novo hábito das pessoas de colocarem uma pergunta no Google e receberem uma resposta instantaneamente. Na vida empresarial é diferente. As transformações são mais lentas e dependem de uma rede de infraestrutura, por exemplo, para o carro autônomo entrar em operação”, raciocina Bruno. Ele acrescenta que acredita que muitas mudanças ainda irão acontecer, mas que levará algum tempo. “Devemos atualizar nossos produtos e nossa relação com o consumidor, para estarmos em sintonia com estas mudanças”.

Íntegra da Carta Divulgada pelo presidente da Porto Seguros, Roberto Santos: 

Jayme Garfinkel, após 47 anos à frente da Companhia, optou por indicar o filho, Bruno Garfinkel, como seu sucessor na presidência do Conselho. Jayme, que assumiu a Porto Seguro em 1978, aos 31 anos de idade, fez uma jornada transformadora, consolidando a empresa de seu pai, Abrahão.

Em uma de nossas conversas, Jayme contou: “foi uma história que teve início em uma mesa de jantar, um sonho do meu pai que tive a honra de seguir com apoio de minha mãe, Rosa, nossa presidente por 28 anos. Surpreendo-me que construímos algo muito além dos nossos sonhos, com um sentimento de responsabilidade que nos dá muito orgulho. Fico feliz em poder aconselhar meus filhos que cresceram para este momento”.

Bruno Garfinkel entrou no grupo em 2004, quando iniciaram-se as operações da Azul Seguros. Em 15 anos atuando no grupo, o executivo passou por diversas áreas, como Atendimento, Sinistro, Vendas, e foi diretor de Automóvel antes de assumir um assento no Conselho de Administração, em 2017.

“Espero ajudar a Porto na sua missão. Este foi o sonho do meu avô, brilhantemente executado pelo meu pai. Um sonho que respiro há 41 anos. É um grande desafio para qualquer pessoa, mas assumo a responsabilidade de fazer o meu melhor confiando que temos um time unido e comprometido com nossos objetivos”, disse Bruno.

Ana Luiza Garfinkel, segunda filha de Jayme, assume um assento no Conselho, compondo assim a sua integralidade. Ela é advogada e diretora na Associação Crescer Sempre, instituição educacional sem fins lucrativos mantida pela seguradora e pela família Garfinkel, que atende mais de mil crianças e jovens da comunidade de Paraisópolis.

Com esse movimento, a companhia renova o compromisso com uma administração que busca oferecer serviços de qualidade e atenta às necessidades de seus funcionários, corretores, prestadores de serviço e acionistas em um mundo cada vez mais complexo e em constante transformação.

Em meu nome, em nome de toda a diretoria e de todos os funcionários, damos as boas-vindas ao Bruno na nova função e agradecemos ao Jayme pela inspiração e pelos ensinamentos ao longo dessa linda jornada.

Roberto Santos, presidente da Porto Seguro

K.L.
Revista Apólice

8 COMENTÁRIOS

  1. Trabalhei 6 anos , na Sede da Porto Seguro em Curitiba, pois essa Empresa Abençoada , disponibiliza um andar da Sede, para Corretores. Alem de ser uma Seguradora Idônea, é tbm muito Acolhedora com seus Parceiros. Parabéns Porto Seguro , sinto muitas Saudades desse Período , sempre me Emociono quando me Recordo do Aprendizado que tive, em contato diario com a Equipe de Funcionários, sempre muito Gentis, Atenciosos. Que Deus os Abençoe Poderosamente 🙏

  2. Entrei na Porto Seguro em 1995 , e no momento da integração houve a participação do dr Jayme Garfinkel, não sabia quem ele era e não entendia nada sobre seguradoras. Mas naquele momento, de uma forma intensa meu coração o abraçou. Percebi ao longo de 20 anos em que trabalhei na empresa e pela empresa que precisava me empenhar em gratidão à família Garfinkel pela oportunidade.
    Obrigada aos editores por permitirem minha singela expressão e espero que ele tenha acesso!

    Sucesso ao Bruno Garfinkel, que seu amor seja tão cativante que envolva a todos que o cercam.
    Att.
    Adriana Bernardes Oliveira

  3. Tive a honra de trabalhar 33 anos nesta companhia que é a melhor em tudo o que se propõem a fazer, parabenizo o Dr. Jayme uma pessoa formidável e de uma humanidade sem igual, por sua competência a frente desse sonho do seu pai e que certamente os seus filhos irão cumprir o seu papel no mesmo nível ou até mais alto que seu pai e avô

  4. É o que eu sempre digo, nada é para sempre. Com certeza aprendemos a ser um pouco de Jaime Garfinkel, dando atenção, dedicação, paciência, prestigio ao nossos clientes em comum. Sobe comando dele na época, 1996, recebemos apoio total, digo total mesmo, da Porto Seguro para o longo caminho que percorremos como Corretores de Seguros. Se tivéssemos grandes Empresários como Dr. Jaime Garfikel pelo Brasil, estaríamos em outro patamar. Peço a Deus que abençoe toda sua Família e sua jornada daqui em diante também. A Alves Lima & Business Seguros fica muito grata pelo apoio que recebemos nesses 23 anos de existência.
    Um grande Abraço.

  5. Trabalho na empresa sou prestador de serviço em linha branca, não conheci a família Garfinkel ainda, mais a filosofia de trabalho deles o humanitarismo que eles proporcionam é formidável. A companhia por completa já trabalha sozinha e com excelência no que faz graças ao Saudoso Sr. Abraão que fez um legado. Sou grato a esta empresa por tudo o que tenho hoje.

  6. A Porto foi minha casa por 21 anos. Sai de la para empreender. Hoje, se guardo algum sentimento em relação à Porto e ao Sr. Jaime é GRATIDÃO. Tanto os valores da empresa até a personificação deles na pessoa do Sr. Jaime são, ate hoje, uma fonte de inspiração para minha vida e empreitada empresarial. Tantos momentos felizes, tanto investimento na minha formaçao profissional e tanta sinceridade nas palavras e lágrimas que presenciei do Sr. Jaime Garfinkel fizeram da Porto Seguro não uma empresa qualquer mas certamente um empreendimento que ajudou e ajuda a transformar nosso pais. Que o universo conduza Jaime Garfinkel a continuar alcançando seu propósito nesse mundo.

  7. Abrahão, Jayme, Bruno – tres Garfinkel que tive o prazer de conhecer em vários momentos de minha vida….
    Bruno tem certamente todos os atributos necessarios para dar sequencia à perenidade do grupo Porto Seguro.
    Jacques Goldenberg

Deixe uma resposta