Ultima atualização 15 de abril

ISB Brasil e ISAE lançam Programa de Inovação para empresas

Iniciativa visa formar agentes de inovação e de transformação, com o intuito de fomentar cultura criativa dentro do ambiente organizacional

Formar agentes de inovação e de transformação, com o intuito de fomentar cultura criativa dentro do ambiente organizacional. Esse é um dos objetivos do Programa de Inovação e Soluções Corporativas, lançado nesta semana pelo Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil (ISB Brasil) e o ISAE Escola de Negócios.

A vice-presidente do ISB, Joceli Pereira, explica que a demanda para o programa surgiu dos resultados da pesquisa do Grupo Focal Expectativas e Perspectivas, realizado em 2018. “Os profissionais do mercado de seguros, securitários e corretores reportaram a necessidade em conhecer mais sobre inovação e a onda de transformação que permeia nossos processos e produtos no dia a dia,” conta Joceli, destacando que o principal anseio é o de como estes conceitos podem fundamentar as boas práticas no mercado de seguros.

Derivado do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, sucesso no Paraná que hoje já foi levado para os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, o Programa de Inovação e Soluções Corporativas é a primeira aplicação da metodologia inovadora desenvolvida pelo ISAE em parceria com a Arbache Innovations na realidade corporativa. Com o objetivo de fomentar a cultura da inovação, o Programa se baseia na capacitação de pessoas baseada nas suas competências, que são mapeadas por meio de gamificação. Os participantes são chamados de agentes e seguem trilhas de conhecimento aderentes aos seus respectivos perfis, que podem ser de inovadores ou de transformadores. O grande trunfo da metodologia é otimizar o potencial de cada perfil de agente e capacitar seus participantes para agir de forma complementar na implantação de uma cultura de inovação real dentro das organizações.

O coordenador do Programa, Tiago Diogo, defende que o propósito do programa é fomentar a cultura de inovação e provocar o status quo das pessoas, fazendo com que elas possam pensar diferente para agir diferente e, para isso, precisem do conhecimento. “Para que consigamos sobreviver a esse mundo tão competitivo, onde precisamos nos diferenciar a cada dia, é importante saber analisar e trabalhar com as soluções inovadoras que já estão disponíveis no mercado. Mas é crucial também pensar que a solução deve vir de dentro para fora e não só de fora para dentro”, reforça.

Para Gabriel Valério, diretor da PRX Consultoria em Seguros, esse tipo de capacitação é fundamental para os profissionais. “Muitos corretores enxergam o mercado de forma empírica, que conheceram por suas vivências, muitas vezes de forma solitária. Então, uma nova visão de inovação e gestão é fundamental para formar um novo olhar crítico sobre o mercado”, diz. “Para que o nosso negócio dê certo, dentro do mercado em que atuamos temos que nos capacitar antes. E esse conteúdo proposto, de conectar a inovação e a prática, é uma forma de gerar um processo de inovação”.

“Esperamos que o Programa cumpra o papel de instrumentalizar o indivíduo na criação e proposição de soluções corporativas transformadoras, inovadoras e sustentáveis. A consequência é um mercado que, além de crescer, desenvolve-se”, afirma Joceli.

O Programa, com a expertise do ISAE, foi customizado para o ISB Brasil. Podem participar associados (que contam com o benefício de um investimento diferenciado) e não associados. Serão três módulos de 64 horas, totalizando 192 horas, com duração de 12 meses.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock