Ultima atualização 02 de abril

Boa gestão da saúde ajuda a controlar absenteísmo nas empresas

Humanização dos processos de gestão da saúde pode representar benefícios imensuráveis a empresas e funcionários

EXCLUSIVO –  4,4% da população mundial sofrem ou já sofreram de depressão, de acordo com pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil foi considerado o país da América Latina com o maior índice, 5,8%, mas, quando se fala em ansiedade, o número é ainda pior, 9,3% da população sofre com a doença.

Vítimas dessas enfermidades, muitas vezes, ficam incapacitadas de trabalhar. Somente em 2018, o INSS concedeu 8015 licenças médicas por transtornos mentais adquiridos ou agravados no trabalho. Diante desse cenário, as empresas brasileiras sofrem com o aumento do absenteísmo, a queda de produtividade e, consequentemente, com o prejuízo financeiro, portanto é importante buscar alternativas para lidar com essa realidade.

Leandro Almeida

Leandro Almeida, diretor-fundador da DynamicCare Benefícos, empresa especializada na gestão e logística de saúde, diz que atualmente existem muitas variáveis psíquicas, emocionais e motivacionais nas grandes empresas para lidar com a questão do absenteísmo, que muitas das vezes se correlacionam e se perpetuam através do presenteísmo, que é a falta de cuidado e conhecimento direto dos líderes sobre seus colaboradores.

“Investir em metodologias de mapeamento, na identificação epidemiológica dos colaboradores e na implementação de fatores de integração nas empresas são ações indispensáveis para o gerenciamento do processo”, começa. “Algumas etapas de prevenção podem ser as definições de metas e planos de reconhecimento nas empresas; as promoções na qualidade de vida e identificação preventiva da saúde física e mental das pessoas; as promoções e investimento em atividades físicas semanais e mensais fomentadas pela empresa”, diz. Ele também alerta para a importância em manter a comunicação clara e direta sobre os processos de desenvolvimento de carreira. “Ainda é preciso investir e manter a comunicação motivacional constante com os colaboradores”, acrescenta.

Tecnologia

Segundo Almeida, a humanização dos processos de gestão e a logística eficiente dos dados de funcionários são alternativas para começar a resolver parte desse problema. Um acompanhamento mais próximo dos pacientes crônicos ou que possuem um histórico de transtornos emocionais, programas de bem estar e qualidade de vida e campanhas de incentivo à prática de exercícios físicos, são ações que, quando aliadas às ferramentas de tecnologia certas, podem trazer excelentes resultados.

Para o diretor, o uso avançado da tecnologia na medicina preventiva e na continuidade do tratamento está cada vez mais evidente na relação de qualidade de vida e na melhora do paciente. “A aplicabilidade de novas ferramentas tecnológicas e modelos de prontuários eletrônicos na área de saúde assistencial suplementar não se restringem somente à nova era robótica de tecnologias de última geração, que são utilizados em hospitais, centros de diagnóstico, clínicas e sistema primários de saúde”. Ele diz que, hoje, o colaborador se tornou total protagonista na medicina preventiva, que tem como foco e objetivo a antecipação e diagnóstico da doença.

“O uso da tecnologia na saúde mostra claramente mais velocidade, maior constância e exatidão nos resultados dos pacientes e, por muitas vezes, leva a uma ‘desospitalização’ precoce, sendo fator condicionante na evolução emocional e de saúde da pessoa”, declara. Almeida ainda complementa dizendo que “já é quase que uma comodity na cadeia do processo, falar em BI, indicadores de risco e resultado de saúde para as empresas”. Ele destaca como ponto de atenção que, tão importante quanto apresentar cenários e resultados, criar as ações e implementar práticas de melhorias, é o que representará o valor tangível para as empresas e seus funcionários.

“Volto a dizer que a saúde no Brasil é um direito de todos e um dever do estado, portanto cabe a nós, gestores, reguladores e prestadores de serviços, transformar um plano de doenças em um plano de saúde”, finaliza o executivo.

Maike Silva
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock