Ultima atualização 01 de abril

Diretores da ANS se reúnem com titular da Senacon

Luciano Timm conheceu a NIP - ferramenta de intermediação de conflitos – e conversou sobre integração de trabalhos em prol do consumidor

Os diretores da ANS receberam o secretário Nacional do Consumidor, Luciano Timm. O titular da Senacon veio à ANS a convite da diretora de Fiscalização, Simone Freire. Ele conheceu a Agência, viu de perto como funciona a Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), ferramenta que soluciona os conflitos entre beneficiários e operadoras de planos de saúde, e conversou sobre maneiras de integrar o trabalho das duas instituições em prol do consumidor.

A diretora explicou ao secretário como funciona a NIP, detalhando o conceito, objetivos e o fluxo do processo, além de esclarecer sobre características técnicas do sistema. A partir de uma reclamação registrada pelos canais de atendimento da ANS, uma notificação automática é encaminhada à operadora responsável, que tem até cinco dias para resolver o problema nos casos de demandas assistenciais e até dez dias para problemas de outra natureza.

Simone destacou que a NIP alcança, ano a ano, índices cada vez mais altos de resolutividade. “Em 2018, 91% das reclamações registradas foram resolvidos pela Notificação, o que demonstra a importância dessa ferramenta para agilizar a solucionar de maneira ágil os conflitos entre beneficiários e operadoras e evitar que as queixas resultem em medidas mais gravosas ou se transformem em questões judiciais”, disse a diretora.

O secretário, por sua vez, falou sobre a plataforma consumidor.gov.br, serviço que permite a interlocução entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. De acordo com informações da Senacon, que monitora a plataforma, 80% das reclamações registradas no sistema são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas em um prazo médio de sete dias.

A diretora e o secretário Luciano Timm demonstraram interesse de que as duas instituições celebrem uma parceria para atuar conjuntamente em estratégias voltadas para a proteção dos usuários de planos de saúde. A ideia é de que a cooperação se inicie nos moldes do Programa Parceiros da Cidadania, desenvolvido pela ANS com órgãos integrantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Órgãos de Defesa do Consumidor. As especificidades do acordo estão sendo definidas e serão detalhadas em breve.

Participaram da reunião os diretores de Desenvolvimento Setorial, Rodrigo Aguiar, de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel, e de Gestão, Paulo Rebello.

M.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO